21 de outubro de 2021

O projeto PESQ 748 - Livros Visuais para a aprendizagem das línguas, com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), fomenta a elaboração de livros visuais (sem palavras), que apresentam histórias de dois povos indígenas do Brasil; os Kaingang e Guarani. Desde setembro de 2018, este material está sendo construído ao longo das reuniões de pesquisa, com a contribuição voluntária de três membros indígenas do Coletivo Indígena FURG, e de cinco ilustradores da FURG.


O objetivo do projeto é divulgar as histórias coletadas e a etno-cultura dos Guarani e Kaingang para as línguas e povos indígenas remanescentes do Brasil; para as línguas e comunidades indígenas internacionais (por exemplo, povos nativos oceânicos, australianos aborígenes, povos nativos norte-americanos); e para os idiomas modernos (por exemplo, inglês, espanhol, italiano), incluindo as línguas de sinais (SLs). Para esses fins, o projeto adota e envolve a terminologia trans-indígena, já que a transmissão das histórias é feita pelos indígenas do grupo de pesquisa, para outros indígenas, e para demais comunidades indígenas e não-indígenas. O meio para a transmissão de tal conhecimento não é a linguagem perse, mas o livro visual, que por meio do poder da imagem, narra a história e demonstra os aspectos étnico-culturais dos povos Kaingang e Guarani.


Os livros são construídos com base nos seguintes princípios: o foco está na oralidade das línguas indígenas correspondentes; a sequência de imagens leva à compreensão e à narração da história; um breve glossário da língua indígena correspondente é fornecido, envolvendo palavras-chave de cada história; e o texto da história é limitado. Este último, devido ao fato de que o projeto visa internacionalizar as histórias indígenas, é traduzido para a língua inglesa.


No total, o projeto prevê a produção de sete livros visuais, publicados pela Editora da FURG, com material de linguagem suplementar, como materiais para as línguas de sinais, e a narração em vídeo das histórias indígenas pelos povos indígenas, representantes de suas comunidades correspondentes. O acesso é gratuito nacional e internacionalmente.

 

Os livros "A Lenda do Ouro" e "A Lenda da Caipora" podem ser acessados em PDF clicando nas imagens abaixo.