CASTRO, E. S. ; LOPES, J. F. ; NOGUEIRA, GABRIELA MEDEIROS . Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil - LEEI (2013-2023): uma análise em três tempos. REVISTA OLHARES E TRILHAS, v. 21, p. 1-23, 2025.
Ano:2025
Link:https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/74047
SOUZA, F. B. ; NOGUEIRA, G. M. . A Educação Infantil nas políticas de alfabetização: rupturas, retomadas e (des)encontros. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 50, p. 1-28, 2025.
Ano:2025
Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/88152
ARRIADA, E. ; NOGUEIRA, G. M. ; MICHEL, C. B. . O que liam os jovens em Pelotas e Rio Grande (RS) entre os anos 1820 e 1933?. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 39, p. 1-20, 2025.
Ano:2025
Link:https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10736
FERREIRA, C. R. G. ; NOGUEIRA, G. M. . Desafios da alfabetização na pandemia da COVID-19Challenges to literacy after the COVID-19 pandemic. REVISTA DE EDUCAÇÃO PUC-CAMPINAS, v. 30, p. 1-16, 2025.
Ano:2025
Link:https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/15085
UECKER, T. ; VEIGA, D. S. ; NOGUEIRA, G. M. . Alfabetiza Tchê: repercussões e tensões. REVISTA OLHARES E TRILHAS, v. 27, p. 1, 2025.
Ano:2025
Link:https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/75380
DE OLIVEIRA ALVES SILVEIRA, JULIANE ; GONÇALVES FERREIRA, CARMEN REGINA ; MEDEIROS NOGUEIRA, GABRIELA . ALFABETIZACIÓN EN UNA CLASE MULTIGRADO DE UNA ESCUELA DEL CAMPO. POIÉSIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 18, p. 113-132, 2024.
Ano:2024
Link:https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/25794
FERREIRA, C. R. G. ; NOGUEIRA, G. M. ; SILVEIRA, J. O. A. . Pós ensino remoto emergencial: reflexões de uma alfabetizadora sobre cultura da infância, cultura escolar e alfabetização. DEBATES EM EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1-21, 2024.
Ano:2024
Link:https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17950
NOGUEIRA, G. M.; PINTO XAVIER, ENEUSA MARIZA ; ARRIADA, Eduardo . Práticas de letramentos com crianças em um Grupo de Estudos Bíblicos Pentecostal. EDUCAR EM REVISTA, v. 40, p. 01-19, 2024.
Ano:2024
Link: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/89481
ZASSO, S. M. B.; FLORES, V. N. . O Processo de Alfabetização: A Enunciação e o Entre Lugares da Escrita. POIÉSIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 8, p. 85-104-104, 2024.
Ano:2024
Link:https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/25881
LAPUENTE, JANAÍNA SOARES MARTINS; CERDEIRA, VITÓRIA CAROLINE ; FERNANDES, ALINE LEAL BUENO . -E agora? Vou para onde? O que eu faço? a narrativa deprofessoras sobre oretorno aoensinopresencial e as estratégias didáticas utilizadas no processo de alfabetização. DEBATES EM EDUCAÇÃO, v. 16, p. e17959-21, 2024
Ano:2024
Link:https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17959
MICHEL, C. B.; SARAIVA, V. A. . As produções sobre a avaliação da aprendizagem das crianças em processo de alfabetização no ensino remoto emergencial. DIALOGIA, v. 1, p. 1-16, 2024.
Ano:2024
Link:https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/25144
BORGES, M. A. F. ; MICHEL, C. B. . MAPEAMENTO DE PESQUISAS ACERCA DO COMPORTAMENTO FAMILIAR DIANTE DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO, v. 22, p. 1-12, 2024.
Ano:2024
Link:https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/788
NOGUEIRA, G. M.; FERREIRA, C. R. G. ; ESPINDOLA, C. S. . LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL UM TEMA POLÊMICO E NECESSÁRIO. , v. 19, p. 1-18, 2023.
Ano:2023
Link:https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/726
FERREIRA, CARMEN REGINA GONÇALVES ; MEDEIROS NOGUEIRA, GABRIELA ; MICHEL, Caroline Braga . O ensino remoto e o mal-estar docente. Revista HISTEDBR On-line, v. 23, p. 1, 2023.
Ano:2023
Link:https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8666932
BERWALDT, M. G. ; NOGUEIRA, G. M. ; WEIDUSCHADT, P. . LÍNGUA POMERANA: ENTRE APAGAMENTOS E RESISTÊNCIAS NO CONTEXTO ESCOLAR. ORGANON (UFRGS), v. 38, p. 76, 2023.
Ano:2023
Link:https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/134978
BERWALDT, M. G. ; NOGUEIRA, G. M. ; WEIDUSCHADT, P. . O ensino remoto no contexto da pandemia de Covid-19: práticas de letramento em uma comunidade pomerana. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 22, p. 1, 2023.
Ano:2023
Link:https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6965
CASTRO, E. S. ; NOGUEIRA, G. M. ; FERREIRA, C. R. G. . NEOLIBERALISMO NA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DO DECRETO Nº 9.765/2019. v. 27, p. 1, 2023.
Ano:2023
Link:https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/4803
LAPUENTE, Janaína Soares Martins; PORTO, Gilceane ; PINO, M. A. B. ; SILVA, S. G. . A Política Nacional de Alfabetização e a produção da nova geração: um campo de disputa. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS), v. 17, p. 1-19, 2023.
Ano:2023
Link:https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5209
LAPUENTE, Janaína Soares Martins; IGNACIO, P. ; MICHEL, C. B. . PEDAGOGIA DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL -CONCEPÇÕES E ENTENDIMENTOS DE PROFESSORAS E PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA. LEIA ESCOLA, v. 23, p. 313-324, 2023.
Ano:2023
Link:https://zenodo.org/records/10447125
IGNACIO, P. ; MICHEL, C. B.. Narrativas docentes de si em cartas virtuais: sentimentos e sensações de professoras alfabetizadoras em tempos de pandemia. Horizontes, v. 41, p. 1-24, 2023.
Ano:2023
Link:https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1541
LIMA, A. M. G. ; KURZ, M. H. S. ; MICHEL, C. B. ; SCHEEREN, C. W. ; GUIDOTTI, C. S. . Estágio supervisionado: relato de experiência a partir de uma Sequência de Ensino por Investigação Autores. cadernos de estágio, v. 5, p. 1-12, 2023.
Ano:2023
Link:https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/31922
MICHEL, C. B.; SILVEIRA, A. A. ; VICENTE, M. A. . Memórias discentes sobre a cultura material escolar e a formação de professores: elos de um percurso formativo. História em revista, v. 28, p. 214-229, 2023.
Ano:2023
Link:https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/HistRev/article/view/25773Artigos
RODRIGUES, T. B. ; MICHEL, C. B. ; SILVEIRA, J. O. A. . CONSTITUIÇÃO DO CICLO DE SEMINÁRIOS ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19:UMA AÇÃO PROPOSTA PELO ALFAREDE. POIÉSIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 17, p. 216-232, 2023
Ano:2023
Link:https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20085
NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; XAVIER, Eneusa Mariza Pinto; ARRIADA, Eduardo. Desafios e possibilidades na pesquisa com crianças: sob a perspectiva de quem investiga.
Ano: 2023.
Link:https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/29813
NOGUEIRA, G. M.; DELAUNE, A. ; VAHL, Maciel Mônica. . O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL E NA AOTEAROA / NOVA ZELÂNDIA: REFLEXÕES A PARTIR DE DOCUMENTOS OFICIAIS. DEBATES EM EDUCAÇÃO, v. 14, p. 64-85, 2022.
Ano:2022
Link:https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12672
NOGUEIRA, G. M.; LAPUENTE, J. S. M. . TEMPO DE APRENDER: UM DESSERVIÇO PARA A ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL. REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO, v. 16, p. 117-136, 2022.
Ano:2022
Link:https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/595
FERREIRA, C. R. G. ; NOGUEIRA, G. M. . Os desafios do ensino remoto para alfabetizadoras em início de carreira. HORIZONTES (EDUSF), v. 40, p. 1, 2022.
Ano:2022
Link:https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1190
GOWERT MADIA BERWALDT, MYRNA ; MEDEIROS NOGUEIRA, GABRIELA . Povos pomeranos no Brasil: um estudo baseado em uma pesquisa de estado do conhecimento. EDUCAÇÃO ON-LINE (PUCRJ), v. 17, p. 44-63, 2022.
Ano:2022
Link:http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/1222
FERREIRA, CARMEN REGINA GONÇALVES ; MICHEL, Caroline Braga ; NOGUEIRA, GABRIELA MEDEIROS . O -novo normal- no cotidiano das escolas: desafios para alfabetização na perspectiva de duas professoras. LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE), v. 23, p. 112-139, 2022.
Ano:2022
Link:https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/22025
FERREIRA, C. R. G. ; NOGUEIRA, GABRIELA MEDEIROS . ALFABETIZADORAS EM INÍCIO DE CARREIRA E OS DESAFIOS DAS RELAÇÕES COM PAIS/RESPONSÁVEIS NO ENSINO REMOTO. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB), v. 17, p. 1, 2022.
Ano:2022
Link:https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9756
ANJOS, DAYANA PEREIRA DOS ; NOGUEIRA, GABRIELA MEDEIROS ; MERTZANI, MARIA . O INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um levantamento de pesquisas de 2008 a 2018. EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA), v. 17, p. 222-242, 2022.
Ano:2022
Link:https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25620
KEWECKO, V. R. ; NOGUEIRA, G. M. ; ZASSO, S. M. B. . O contágio devastador do vírus SARS-COV-2 e o contágio transformador dos TSURUS. DIVERSITAS JOURNAL, v. 7, p. 3171-3183, 2022.
Ano:2022
Link:https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2240
NOGUEIRA, G. M. ; LAPUENTE, Janaína Soares Martins ; MICHEL, C. B. ; SILVEIRA, J. O. A. . A odisseia de uma alfabetizadora em tempos de pandemia da COVID-19. CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE), v. 66, p. 1-22, 2022.
Ano:2022
Link:https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/22888
HAAG, J. L. ; MICHEL, C. B. ; LAPUENTE, Janaína Soares Martins . O uso das tecnologias digitais em contexto pandêmico: a experiência de duas professoras alfabetizadoras. Educação, Comunicação e Tecnologias, v. 3, p. 62-81, 2022
Ano:2022
Link:https://revista.uemg.br/index.php/sciasedcomtec/article/view/6187
MICHEL, C. B.; PERES, E. T. . PROFESSORAS GAÚCHAS PARTICIPANTES DA MISSÃO PEDAGÓGICA AO URUGUAI (1913-1914). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 26, p. 1-33, 2022.
Ano:2022
Link:https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/119417
ESPINDOLA, Carolina dos Santos. SILVEIRA, Juliane de Oliveira Alves. O LUGAR DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um estado do conhecimento das produções entre os anos de 2013 e 2022.
Ano: 2022.
Link:https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14972/9899
NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; ESPINDOLA, Carolina dos Santos. LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS HISTÓRIAS COMO ESTRATÉGIA DE INSERÇÃO NO UNIVERSO ESCRITO.
Ano: 2022.
Link:https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36108
ZASSO, S. M. B.; NOGUEIRA, G. M. . Mobilidade acadêmica entre Brasil e Uruguai: relato de uma experiência promissora de pasantías. Enfoques Revista Educativa, v. 04, p. 1-18, 2021.
Ano:2021
Link:https://ojs.cfe.edu.uy/index.php/enfoques/article/view/1068
IGNACIO, P. ; MICHEL, C. B. . O planejamento de práticas pedagógicas alfabetizadoras em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. DIALOGIA, v. 1, p. 1-18, 2021.
Ano:2021
Link:https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20620
ARRIADA, E. ; MICHEL, C. B. ; MEIRA, C. N. . Do garimpar ao constituir e preservar acervos: o Centro de Documentação(CEDOC) enquanto um lugar de memória. enfoques.edu, v. 4, p. 1-24, 2021.
Ano:2021
Link:http://ojs.cfe.edu.uy/index.php/enfoques/article/view/1067
NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; LAPUENTE, Janaina Soares Martins. “Tempo de Aprender”: uma proposta do Ministério da Educação para professores alfabetizadores.
Ano: 2021.
Link: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/4933
ZASSO, S. M. B.; SILVA, P. P. ; BORGES, D. S. . Planejamento das aulas no cotidiano da alfabetização: práticas, perspectivas e desafios. REVISTA ENTREIDEIAS: EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE, v. 09, p. 131-151-151, 2020.
Ano:2020
Link:https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/38184
SILVEIRA, A. A. ; MICHEL, C. B. . QUE LETRA BONITA! CONTINUE ASSIM!: REGISTROS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS EM CADERNOS DE ALUNOS SOBRE O ENSINO E O USO DOS TIPOS DE LETRAS. RIDPHE_R REVISTA IBEROAMERICANA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-EDUCATIVO, v. 6, p. 1-23, 2020.
Ano:2020
Link:https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/14026
NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; MOTA, Maria Renata Alonso; PRADO, Gabriela Ortiz. As concepções de avaliação veinculadas nas Políticas Curriculares para a Educação Infantil a partir da década de 1990.
Ano: 2020
Link:https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4855
MICHEL, Caroline Braga; ARRIADA, Eduardo; NOGUEIRA, Gabriela Medeiros. Missão de estudos ao Uruguai: o que dizem os professores acerca do jardim de infância.
Ano: 2020.
Link:https://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/anuario/article/view/19148
NÓBREGA, Thaís Fernandes Ribeiro; NOGUEIRA, Gabriela Medeiros. Aquisição de Vocabulário e leitura de livro infantil: estratégias de uma professora do 1º ano.
Ano: 2020.
Link:https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/download/36228/pdf
BERWALDT, Myrna Gowert Madia; NOGUEIRA, Gabriela Medeiros. Língua Materna Polmerana: um direito silenciado quando a criança entra na escola.
Ano: 2020.
Link:http://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/431
NOGUEIRA, Gabriela Medeiros. Desenvolvimento da linguagem em situações de interação social com grupos minoritários: entrevista com Célia Renata Rosemberg.
Ano: 2020
Link:http://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/428
NOGUEIRA, Gabriela Medeiros. A biblioteca como um espaço de acolhimento, inclusão e promoção da diversidade.
Ano: 2019
Link:https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/19148
ARRIADA, Eduardo; NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; GONÇALVES, Suzane da Rocha Vieira. Desafios, devoção e dúvidas na Educação a Distância.
Ano: 2019.
Link:https://revistaifd.files.wordpress.com/2019/08/desafios-devocao-e-duvidas-na-educacao-a-distancia-eduardo-arriada-gabriela-medeiros-nogueira-suzane-da-rocha-vieira-goncalves-1.pdf
ARRIADA, Eduardo; NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; VAHL, Mônica Maciel. Peter Roberts e Paulo Freire: companheiros de viagens.
Ano: 2019
Link: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9507
NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; ARRIADA, Educardo; VAHL, Mônica Maciel. Paulo Freire em Aotearoa - Nova Zelândia: uma discussão sobre a produção de Peter Roberts.
Ano: 2019
Link:https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4890
ARRUDA, Kelly de Aguiar; NOGUEIRA, Gabriela Medeiros. Tensões e disputas entre Língua Criola Cabo-Verdeana e a Língua Portuguesa desde a independência de Cabo Verde.
Ano: 2019
Link: https://periodicos.unemat.br/index.php/relva/article/view/4230
NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; MICHEL, Caroline Braga. Leitura e escrita como práticas social na Educação Infantil.
Ano: 2018
Link: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/16620
NOGUEIRA, Gabriela Medeiros. Impactos da Política Nacional da Alfabetização para educação infantil: um retrocesso.
Ano: 2020
Link: http://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/362
NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; BUENO, Letícia de Aguiar. LETRAMENTO E ORALIDADE EM UMA TURMA DE PRÉ-ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO.
Ano: 2018
Link: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18787/13311
NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; ARRUDA, Kelly de Aguiar; GONCALVES, Suzane da Rocha Vieira. PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE CADERNOS ESCOLARES COMO FONTE E OBJETO DE PESQUISA: LEVANTAMENTO DE TRABALHOS APRESENTADOS EM EVENTOS NACIONAIS E REGIONAIS.
Ano: 2019
Link: http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/view/787
ARRIADA, Eduardo; NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; ZASSO, Silvana Maria Bellé. PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: DO MANUSCRITO AO TEXTO ESCRITO.
Ano: 2017
Link: http://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/277
NOGUEIRA, Gabriela Medeiros. CULTURA DE PARES E CULTURA LÚDICA: BRINCADEIRAS NA ESCOLA.
Ano: 2015
Link: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/2739
NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; BUENO, Letícia de Aguiar; NÓBREGA; Thaís Fernandes Ribeiro. Relações entre oralidade e escrita em uma situação de leitura de um livro de história em uma turma de Educação Infantil.
Ano: 2015
Link: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1602
NOGUEIRA, Gabriela Medeiros. Diferentes modos de brincar no 1º ano do ensino fundamental.
Ano: 2015
Link: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/6378
NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; ZASSO, Silvana Maria Bellé; BUENO, Letícia Aguiar; NOBREGA, Thaís Fernandes Ribeiro. Oralidade e a ampliação de vocabulário na Educação Infantil.
Ano: 2017
Link: https://www.academia.edu/35432411/Oralidade_e_a_ampliação_de_vocabulário_na_Educação_Infantil
NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; LOGUERCIO, Taiana Duarte; ZASSO, Silvana Maria Bellé. A polêmica em torno da avaliação no ciclo da alfabetização: o que dizem as professoras.
Ano: 2016
Link: http://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/148
MERTZANI, Maria. Iconicity and visual representations in childrens' narrative.
Ano: 2020
Link: http://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/427
PERES, Eliane Teresinha. A SÉRIE DE LIVROS DE LEITURA PARA AMÉRICA LATINA NO CONTEXTO DA POLÍTICA DO INSTITUTE OF INTER-AMERICAN AFFAIRS (USA).
Ano: 2020
Link: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592020000100409
PERES, Eliane Teresinha. A aprendizagem da leitura e da escrita entre negras e negros escravizados no Brasil: as várias histórias dos “sem arquivos”.
Ano: 2020
Link: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/52701
PERES, Eliane Teresinha. Carta de ABC, de Antonio Maria Barker (livraria Commercial, Pelotas, 1924)
Ano: 2020
Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8655650
PERES, Eliane Teresinha; MICHEL, Caroline Braga. Artefatos da cultura material escolar no Rio Grande do Sul: um estudo das Cartilhas Mestra e Samorim.
Ano: 2019
Link: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602019000400151&script=sci_arttext
SILVEIRA, Alessandra Amaral da; MICHEL, Caroline Braga; PERES, Eliane Teresinha. As orientações para o ensino de diferentes tipos de letras nas cartilhas ¿Quieres leer? (Uruguai) e Queres ler? (RS, Brasil).
Ano: 2019
Link: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1211
PERES, Eliane Teresinha. The Importance of Story Time for Brazilian Preservice Teachers.
Ano: 2019
Link: https://ila.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/trtr.1804
PERES, Eliane Teresinha. A constituição de um arquivo e a escrita da história da educação: do gesto artesão à prática científica.
Ano: 2019
Link: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2238-00942019000100508&script=sci_abstract&tlng=pt
PERES, Eliane Teresinha; MICHEL, Caroline Braga. Fornecimento de materiais escolares às escolas públicas do Rio Grande do Sul (1882-1913).
Ano: 2019
Link: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/13643
PERES, Eliane Teresinha; ARRIADA, Eduardo; BORGES, Luis Artur. "Artinha de Leitura" de João Simões Lopes Neto (1907): um projeto para o ensino da leitura e da escrita.
Ano: 2018
Link: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/42083
PERES, Eliane Teresinha; RAMIL, Chris de Azevedo. Cartilhas, pré-livros, livros de alfabetização, livros para o ensino inicial da leitura e da escrita: guardá-los e estudá-los, para quê?
Ano: 2018
Link: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819412018034
PERES, Eliane Teresinha; RAMIL, Chris de Azevedo. OS USOS DA CARTILHA CAMINHO SUAVE EM ESCOLAS GAÚCHAS: UM ESTUDO EM CADERNOS DE ALUNOS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO.
Ano: 2018
Link: http://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/253
VAHL, Mônica Maciel; PERES, Eliane Teresinha. O programa do livro didático para o ensino fundamental (1971-1976).
Ano: 2017
Link: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742017000200008&script=sci_abstract&tlng=pt
NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; PERES, Eliane Teresinha. Estratégias, negociações e disputas em uma situação de brincadeira na educação infantil.
Ano: 2017
Link: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/6999
THIES, Vania Grim; PERES, Eliane Teresinha. O livro de contas do Soldado 834: contribuições à história da cultura escrita.
Ano: 2017
Link: https://seer.ufs.br/index.php/rihgse/article/view/12005
PERES, Eliane Teresinha. Viagens e passeios familiares e escolares registrados em cadernos de alunos (1957-2015).
Ano: 2017
Link: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3410/0
PERES, Eliane Teresinha; NOGUEIRA, Gabriela Medeiros. O terceiro caderno de Alice: reflexões acerca de um evento de letramento no contexto da alfabetização.
Ano: 2017
Link: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/5134
RAMIL, Chris de Azevedo; SOARES, Lucas Gonçalves; PERES, Eliane Teresinha. O uso de livro-imagem e a produção textual: uma experiência com alunos de 5º ano em uma escola no campo.
Ano: 2017
Link: http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/53
PERES, Eliane Teresinha; VAHL, Mônica Maciel; THIES,Vania Grim. Aspectos editoriais da cartilha "Caminho Suave" e a participação da Editora Caminho Suave Limitada em programas federais do livro didático.
Ano: 2016
Link: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40776
THIES,Vania Grim; PERES, Eliane Teresinha; MONKS, Joseane Cruz. Títulos de livros para o ensino da leitura e da escrita como projeto enunciativo (1950-2006).
Ano: 2016
Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/17694
VAHL, Mônica Maciel; PERES, Eliane Teresinha. AS DISPUTAS EDITORIAIS NO CAMPO DO PROGRAMA DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DO INSTITUTO NACIONAL DO LIVRO - PLIDEF/INL (1971-1976).
Ano: 2016
Link: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000300219&lng=pt&nrm=iso
PERES, Eliane Teresinha; THIES,Vania Grim; RAMIL, Chris de Azevedo. LIVRE ACESSO AO LIVRO LITERÁRIO COMO FORMA DE DEMOCRATIZAÇÃO DA LEITURA: O PROJETO DE EXTENSÃO "ESTAÇÃO DO LIVRO" (FaE-UFPel).
Ano: 2016
Link: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/7868
PERES, Eliane Teresinha; BORGES, Francieli. Relações entre história e literatura: a obra de Cora Coralina e as questões do ensino e dos processos de escolarização no final do século XIX e início do século XX.
Ano: 2015
Link: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38923
PERES, Eliane Teresinha; VAHL, Mônica Maciel. “Saneamento” da literatura infanto-juvenil: o esforço do CPOE e da Revista do Ensino (RS)
Ano: 2015
Link: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/19692
PERES, Eliane Teresinha; RAMIL, Chris de Azevedo. A CONSTITUIÇÃO DOS ACERVOS DO GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO, LEITURA, ESCRITA E DOS LIVROS ESCOLARES E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA AS INVESTIGAÇÕES EM EDUCAÇÃO.
Ano: 2015
Link: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2236-34592015000300297&script=sci_arttext&tlng=pt
PERES, Eliane Teresinha; RAMIL, Chris de Azevedo. CARTILHAS PRODUZIDAS POR AUTORAS GAÚCHAS: UM ESTUDO SOBRE A CIRCULAÇÃO E O USO EM ESCOLAS DO RIO GRANDE DO SUL (1940-1980).
Ano: 2015
Link: http://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/44
MICHEL, Caroline Braga; PERES, Eliane Teresinha; ARRIADA, Eduardo. Os livros de leitura ¿quieres leer? e queres ler?: do URUGUAI para o RIO GRANDE DO SUL.
Ano: 2015
Link: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5631
PERES, Eliane Teresinha; RAMIL, Chris de Azevedo. Alfabetização pela imagem: uma análise iconográfica da cartilha Caminho Suave e do material de apoio.
Ano: 2015
Link: https://periodicos.ufes.br/index.php/educacao/article/view/11322
PERES, Eliane Teresinha; MICHEL, Caroline Braga. Fornecimento de materiais escolares às escolas públicas do Rio Grande do Sul (1882-1913).
Ano: 2019
Link: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/13643
SILVEIRA, Alessandra Amaral da; MICHEL, Caroline Braga. “A GENTE SEMPRE TEM UMA CONVICÇÃO MUITO MAIOR DO QUE VAI FAZER AOS 20 DO QUE COM 15 ANOS”: A JUVENTUDE COMO “IMATURIDADE”.
Ano: 2018
Link: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/16297
ARRIADA, Eduardo; MICHEL, Caroline Braga; NOGUEIRA, Gabriela Medeiros. Brasil e Uruguai: influências e aproximações no campo intelectual educacional.
Ano: 2018
Link: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/31936
MICHEL, Caroline Braga; ARRIADA, Eduardo. Uma missão de estudos ao Uruguai: o debate estabelecido nos jornais Correio do Povo e A Federação.
Ano: 2018
Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651939
MICHEL, Caroline Braga. Missão de estudos ao Uruguai: mudanças no sistema de ensino do Rio Grande do Sul (1913-1927).
Ano: 2018
Link: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942018000100227
MICHEL, Caroline Braga; ARRIADA, Eduardo. VIAGEM EDUCACIONAL AO URUGUAI EM 1913: IMPRESSÕES DOS PROFESSORES RIO-GRANDENSES ACERCA DAS ESCOLAS DE MONTEVIDÉO
Ano: 2017
Link: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592017000100253&lng=en&nrm=iso
CASTRO, Renata Brião de; MICHEL, Caroline Braga; WEIDUSCHADT, Patrícia; ARRIADA, Eduardo. ESPECIFICIDADES METODOLÓGICAS E POTENCIALIDADES DE ANÁLISE EM PESQUISAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: O JORNAL COMO FONTE.
Ano: 2017
Link: https://www.ufmt.br/ndihr/revista/revistas-anteriores/revista-dm-22.pdf
MICHEL, Caroline Braga; ARRIADA, Eduardo. A missão educacional ao Uruguai: o que dizem os jornais A Federação e o Correio do Povo.
Ano: 2016
Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/16155
SILVEIRA, Alessandra Amaral da; MICHEL, Caroline Braga; SILVA, Méri Rosane Santos. Discutindo as práticas do Body Modification e as possíveis produções das identidades jovens.
Ano: 2016
Link: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1821
MICHEL, Caroline Braga; SILVA, Méri Rosane Santos; SILVEIRA, Alessandra Amaral da. RECREIO ESCOLAR: ESPAÇO E TEMPO DE PRODUÇÃO DE INTERAÇÕES INFANTIS
Ano: 2015
Link: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/2682
FERREIRA, Carmen Regina Gonçalves. O PODCAST COMO RECURSO EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES.
Ano: 2019
Link: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1425
FERREIRA, Carmen Regina Gonçalves. ESTRATÉGIAS DE APRESENTAÇÃO DA LEITURA DELEITE PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NAS SALAS DE ALFABETIZAÇÃO.
Ano: 2018
Link: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1053
FERREIRA, Carmen Regina Gonçalves. Alfabetização e letramento: algumas concepções de docentes em formação continuada.
Ano: 2018
Link: https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/1342
FERREIRA, Carmen Regina Gonçalves. Refacção em segmentação de palavras na escrita infantil.
Ano: 2018
Link: https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/2588
VAHL, Mônica Maciel. Teachers under military control: The Brazilian experience, 1964-1979.
Ano: 2017
Link: https://www.researchgate.net/publication/323830607_Teachers_under_military_control_The_Brazilian_experience_1964-1979
FARRELL, Bernadette; ANGEL, Maria Carolina Nieto; VAHL, Mônica Maciel. Hope and Utopia in Post-Truth Times: A Freirean Approach.
Ano: 2017
Link: https://www.researchgate.net/publication/324006288_Hope_and_Utopia_in_Post-Truth_Times_A_Freirean_Approach
OLIVEIRA, Roselusia Teresa de Morais. Práticas de leitura e escritas em rede: modos de ser e estar no mundo.
Ano: 2018
Link: https://www.researchgate.net/publication/327610150_Praticas_de_leitura_e_escritas_em_rede_modos_de_ser_e_estar_no_mundo
OLIVEIRA, Roselusia Teresa de Morais. Escritas de si em redes: memórias de leitor@s de Erico Verissimo.
Ano: 2017
Link: https://seer.ufs.br/index.php/rihgse/article/view/12000
VASCONCELOS, Michele de Freitas Faria de; MELO, Marcos Ribeiro de; OLIVEIRA, Roselusia Teresa de Morais. Imagens, narrativas, culturas infantis em “Abril despedaçado”: tateando um modo de olhar.
Ano: 2017
Link: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/6333
GONÇALVES, Suzane da Rocha Vieira; MENEZES, Bruna Pires dos Santos; RODRIGUES, Giovana dos Santos; CONCEIÇÃO, Sheila Pedroso; SILVA, Paula Pires. O PACTO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS.
Ano: 2015
Link: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6190
GODOI, Marcelo; IGNÁCIO, Patrícia; SOARES, Jéssica. Práticas docentes que podem contribuir para a inclusão de alunos com síndrome de Asperger: uma abordagem alternativa para o ensino de química.
Ano: 2020
Link: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_1/10-AF-36-18.pdf
CABREIRA, Maurício Costa; IGNÁCIO, Patrícia; TROMBETTA, Fernanda; MILANI, Raquel. O educar pela pesquisa e o ensino de ciências: perspectivas de uma aprendizagem significativa.
Ano: 2019
Link: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1133
IGNÁCIO, Patrícia. A pedagogização do discurso do consumo no processo de escolarização.
Ano: 2019
Link: https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/243598
CONFORTIN, Carolina Krupp Consul; IGNÁCIO, Patrícia; COSTA, Rosângela Menegotto. Uma aplicação da sala de aula invertida no ensino de física para a Educação Básica.
Ano: 2018
Link: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1231/0
IGNÁCIO, Patrícia. As pedagogias do consumo no desenho animado Três Espiãs Demais – narrativas sobre como ser jovem menina na Sociedade do Consumo.
Ano: 2015
Link: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1469
SANTOS, Jonas; MAROZO, Luís Fernando da Rosa. Contribuições para o desenvolvimento do leitor crítico: desmistificando o preconceito.
Ano: 2016
Link: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwiv1pCq4ObrAhXnp1kKHdVcAS4QFjAAegQIARAB&url=http%3A%2F%2Fcoral.ufsm.br%2Frevistaccne%2Findex.php%2Fccnext%2Farticle%2Fdownload%2F960%2F682&usg=AOvVaw2LVrGYRIGL7hxiuYnN_59x












