24 de janeiro de 2024

II Seminário AlfaRede tem como objetivo reunir pesquisadores, professores da educação básica, graduandos de licenciatura e pós-graduandos em uma dinâmica que fomentará o debate e a reflexão em diálogo com as demandas e realidades das escolas públicas relacionadas ao ensino à aprendizagem, especialmente da língua materna, diante dos desafios pós-pandemia.

O evento reunirá um coletivo de pesquisadores da rede nacional – AlfaRede – Rede de Pesquisa em Alfabetização, que vem produzindo, ao longo de 2020, 2021, 2022 e 2023, dados quanti-qualitativos objetivando a construção de uma visão mais aprofundada dos desafios enfrentados na alfabetização das crianças da escola pública, buscando ouvir a voz docente. Será um momento dialógico e propositivo que permitirá aos professores da educação básica e, em particular aos que se dedicam à alfabetização, a ter um espaço de troca, formação e protagonismo, uma vez que no coletivo AlfaRede os professores alfabetizadores compõem, colaborativamente, com os pesquisadores os contextos de investigação.

O evento, ainda, proporcionará importantes contribuições para a formação dos licenciandos com vistas ao exercício da docência, bem como será um espaço para o compartilhamento de experiências por meio da apresentação de Relatos de Experiências e Resultados de Pesquisa, promovendo a divulgação e circulação de conhecimentos.

II Seminário AlfaRede – Os olhares para a alfabetização, leitura e escrita: pesquisas e vivências docentes será realizado na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), nos dias 24, 25 e 26 de abril de 2024, em formato semipresencial: participação presencial no Auditório do Campus I, com transmissão simultânea das conferências e mesas; apresentações de trabalho presenciais e remotas. As sessões de apresentação de trabalhos acontecerão presencialmente no dia 26/4/24 e remotamente nos dias 29 e 30/4/24, com o objetivo de criar espaço para a discussão das pesquisas e relatos de experiências docentes (Comunicação Oral).

Saiba mais: https://www.even3.com.br/ii-seminario-alfarede/ 


 

15 de janeiro de 2024


Abriram hoje, 15 de janeiro, os editais para seleção de profissionais que atuarão como Formadores Estaduais no projeto de formação de professores Leitura e Escrita na Educação Infantil, vinculado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação. O processo seletivo ocorre pela Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS).


A UFRGS, através da Faculdade de Educação (FACED) e do Centro de Formação de Professores (FORPROF), está na Coordenação Geral desse projeto na Região Sul – LEEI-Sul, sendo responsável pelos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. As universidades parceiras, que estarão nas coordenações estaduais são: Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Os 3 editais preveem a seleção de 14 profissionais para o Rio Grande do Sul, 10 para Santa Catarina e 13 para o Paraná. Além disso, até 30 inscritos serão selecionados na condição de cadastro reserva em cada estado.

Os interessados em concorrer a uma das vagas do processo seletivo, entre outros requisitos que podem ser consultados no edital, deverão ter Graduação em Pedagogia, Letras ou Psicologia e Mestrado ou Doutorado em Educação com pesquisa em alguma(s) das seguintes áreas: Educação Infantil, Leitura, Oralidade, Escrita, Infâncias, Literatura Infantil, Alfabetização.

O valor da bolsa é de R$ 3.000,00 mensais e o período de atuação é de 10 meses.

As inscrições encerram-se no dia 29 de janeiro.

Confira os editais na íntegra em: https://portalfaurgs.com.br/concursos 

Para mais informações sobre o projeto acesse:
YouTube: https://www.youtube.com/@LEEISul 
Instagram: https://www.instagram.com/leei_sul/?igsh=YzYzZ2tpMGE2NGhi&utm


 

26 de agosto de 2023

A professora Gabriela Medeiros Nogueira, coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento - GEALI/FURG e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU/FURG, esteve presente nos dias 24 e 25 de agosto, no FORPREd - Fórum Sul, na PUCRS, em Porto Alegre. 

 

 

O Grupo de Estudos em Alfabetização e Letramento - GEALI esta presente no VI Congresso de Alfabetização - CONBALF com o tema Alfabetização e Democracia: direito à leitura e à escrita.
 
A participação do GEALI no evento, realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), marca mais um marco importante na trajetória de pesquisa e compromisso com a alfabetização e letramento.
 

06 de abril de 2023

Ação do Projeto Histórias que Navegam no CRAS.

 

  

 

 

04 de abril de 2023

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Letramento participou, junto com professores de outras instituições de ensino superior da região sul, da reunião de pesquisa da Rede Nacional de Alfabetização. Seguimos o trabalho com rigor e alegria de fazer parte deste coletivo. 



 

 

29 de março de 2023

Na última quarta-feira, 29/03, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Letramento esteve presente na aula inaugural do PPGEDU/FURG. Na oportunidade, o Prof. Dr. Alvaro Luiz Moreira Hypolito, da Universidade Federal de Pelotas, realizou uma fala com a temática "A pós-graduação e a pesquisa em educação". 

 

 

01 de agosto de 2022

Divulgamos o lançamento deste livro inédito lançado pela Parábola sobre a situação da alfabetização na Pandemia da Covid.

A pesquisa em rede coordenada pela Profa. Dra. Maria do Socorro Alencar, envolve 29 universidades do país e documenta os processos, práticas e desafios das docentes alfabetizadoras das escolas públicas do país.

O livro, que tem apoio da Abalf, foi financiado com recursos da Capes e do PPEDU/UFSJ e tem acesso gratuito no link:



O capítulo 6 "ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO: MAPEAMENTO DOS DADOS DO RIO GRANDE DO SUL E A EMERGÊNCIA DE PEDAGOGIAS DO POSSÍVEL" foi escrito por pesquisadoras do GEALI.

25 de junho de 2022

O Ceale Debate recebe as professoras Silvana Zasso (FURG) e Gabriela Nogueira (FURG) para falar sobre o LAPIL - Laboratório de Alfabetização e Práticas de incentivo à leitura aqui, encerrando o Ciclo de conversas sobre Laboratórios de Alfabetização. 📖✍️

Transmissão ao vivo no link: http://bit.ly/cealedebate28-06-2022



 

 

26 de maio de 2022

 

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento – GEALI completa 10 anos em 2022!

Em comemoração, trazemos para o GEALI & LAPIL Entrevista deste ano pesquisadoras e pesquisadores para conversar sobre alfabetização. O Profº. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira da Universidade Federal de São Paulo, será nosso segundo entrevistado.

🗓️ Dia 26 de maio às 19h

🎬 Transmissão ao vivo pelo canal do GEALI:


✨ Inscreva-se no canal e ative as notificações para acompanhar ✨

16 de maio de 2022

Passamos para divulgar o curso de Especialização em Alfabetização em EAD ofertado pela FURG.

Nós, pesquisadoras do GEALI, estamos envolvidas neste trabalho. Mais informações pelo site: https://alfabetizacaoead.furg.br/

 

 

 

 

28 de abril de 2022

 

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento – GEALI completa 10 anos em 2022!

Em comemoração, trazemos para o GEALI & LAPIL Entrevista deste ano pesquisadoras e pesquisadores para conversar sobre alfabetização.

A Profª. Drª. Eliane Peres, professora na Universidade Federal de Pelotas - UFPEL atuando na linha de pesquisa "Cultura Escrita, Linguagens e Aprendizagem", será nossa primeira entrevistada.

🗓️ Dia 28 de abril às 19h
 

✨ Inscreva-se no canal e ative as notificações para acompanhar ✨

21 de março de 2022

Grupo de Estudos em Cultura, Educação, Infância – EnlaCEI – foi criado no ano 2017, a partir da iniciativa de três professoras (Vanessa Neves, Maria de Fátima Gomes e Maria Inês Goulart) e suas orientandas da graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da UFMG, que se articularam em torno do Programa de Pesquisa “Infância e Escolarização (2017-2022)”. Tal programa tem como objetivo geral compreender o processo de desenvolvimento cultural de bebês e crianças pequenas em contextos coletivos de cuidado e educação. Acompanhamos um grupo de bebês (sete a dez meses de idade) desde sua entrada em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI Tupi), em 2017, até sua ida para o Ensino Fundamental, em 2023. O Programa de Pesquisa vem sendo desenvolvido por meio de diferentes projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado.

A atuação do EnlaCEI tem sido marcada pela parceria com outros grupos da FaE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia histórico-cultural na sala de aula (GEPSA) e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPEI) – bem como pela realização de trabalhos com os grupos de pesquisa Linguagens, Infâncias, Cultura e Desenvolvimento Humano (LICEDH/UFJF) e Centro de Investigação sobre o Desenvolvimento e Educação (CINDEDI/USP).

Saiba mais clicando na imagem abaixo:

06 de março de 2022

Divulgamos o artigo "Mobilidade acadêmica entre Brasil e Uruguai: relato de uma experiência promissora de Pasantías" escrito pelas professoras Gabriela Medeiros Nogueira e SIlvana Bellé Zasso.

Resumo: Este artigo trata sobre mobilidade acadêmica internacional. Inicialmente abordamos sobre os movimentos de busca por países para intercâmbio e o investimento público nas ações de mobilidade. Alguns trabalhos indicam que os países da Europa e da América do Norte são mais procurados em relação aos da América do Sul, especialmente os anglo-saxões. Atrelado a isso, os estudos ainda sugerem que há uma indústria de intercâmbios, que influencia a escolha por esses países, reforçando uma cultura decolonial, em que os conhecimentos veiculados nos países desenvolvidos são aqueles legitimados. Na segunda parte do texto, relatamos ações de mobilidade acadêmica, envolvendo a Universidade Federal do Rio Grande - FURG e a Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, no Brasil e o Instituto de Formación Docente Rosa Silvestre, no Uruguai, realizadas no âmbito da Pasantías, desde 2015. Ao longo desses anos, foi sendo construída uma rede de trabalho com ações de intercâmbios acadêmicos em que professores e estudantes vivenciaram experiências de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para aprofundamento da formação de professores da infância. Dentre as ações apresentadas, ressaltamos encontros, seminários, missões de intercâmbio de curta duração, projetos de pesquisa em rede e produção de artigos científicos em periódicos e em livro, publicados no Uruguai e no Brasil. Entendemos que compartilhar essas ações, contribui para a reflexão de que os conhecimentos produzidos na América Latina são legítimos e contribuem para o avanço da ciência.

O artigo completo pode ser acessado no link: http://ojs.cfe.edu.uy/index.php/enfoques/article/view/1068

06 de março de 2022

Na próxima segunda-feira, 07 de março, será realizado o lançamento do livro "Leituras e Infância: experimentações sensíveis". Uma temática muito relevante, com abordagens originais e sensíveis. Escrito na esteira e com a inspiração de "O ato gratuito", de Clarice Lispector.

O livro é organizado pela Professora Roselusia Teresa de Morais Oliveira - UFS e conta o prólogo escrito pela Professora Patrícia Corsino e com textos de pesquisadoras de diversas universidades, dentre eles "O USO DO PODCAST PARA LEITURA DE LIVROS INFANTIS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES" escrito pela Professora Carmen Regina Ferreira Gonçalves - GEALI/FURG e pela Professora Gabriela Medeiros Nogueira - GEALI/FURG.

Acesse a sala para o lançamento e o ebook clicando nas imagens.

 

 

06 de março de 2022

No ano de 2022 o Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento - GEALI completa 10 anos!

Apresentamos as professoras Gabriela Medeiros Nogueira e Silvana Maria Bellé Zasso:

   

Acesse o Currículo Lattes das pesquisadoras clicando nas imagens.

 

 

21 de outubro de 2021

O projeto PESQ 748 - Livros Visuais para a aprendizagem das línguas, com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), fomenta a elaboração de livros visuais (sem palavras), que apresentam histórias de dois povos indígenas do Brasil; os Kaingang e Guarani. Desde setembro de 2018, este material está sendo construído ao longo das reuniões de pesquisa, com a contribuição voluntária de três membros indígenas do Coletivo Indígena FURG, e de cinco ilustradores da FURG.


O objetivo do projeto é divulgar as histórias coletadas e a etno-cultura dos Guarani e Kaingang para as línguas e povos indígenas remanescentes do Brasil; para as línguas e comunidades indígenas internacionais (por exemplo, povos nativos oceânicos, australianos aborígenes, povos nativos norte-americanos); e para os idiomas modernos (por exemplo, inglês, espanhol, italiano), incluindo as línguas de sinais (SLs). Para esses fins, o projeto adota e envolve a terminologia trans-indígena, já que a transmissão das histórias é feita pelos indígenas do grupo de pesquisa, para outros indígenas, e para demais comunidades indígenas e não-indígenas. O meio para a transmissão de tal conhecimento não é a linguagem perse, mas o livro visual, que por meio do poder da imagem, narra a história e demonstra os aspectos étnico-culturais dos povos Kaingang e Guarani.


Os livros são construídos com base nos seguintes princípios: o foco está na oralidade das línguas indígenas correspondentes; a sequência de imagens leva à compreensão e à narração da história; um breve glossário da língua indígena correspondente é fornecido, envolvendo palavras-chave de cada história; e o texto da história é limitado. Este último, devido ao fato de que o projeto visa internacionalizar as histórias indígenas, é traduzido para a língua inglesa.


No total, o projeto prevê a produção de sete livros visuais, publicados pela Editora da FURG, com material de linguagem suplementar, como materiais para as línguas de sinais, e a narração em vídeo das histórias indígenas pelos povos indígenas, representantes de suas comunidades correspondentes. O acesso é gratuito nacional e internacionalmente.

 

Os livros "A Lenda do Ouro" e "A Lenda da Caipora" podem ser acessados em PDF clicando nas imagens abaixo.

   

 

21 de setembro de 2021
 
No dia 21 de setembro aconteceu o encontro da Residência Pedagógica sobre " Alfabetização e Artes: uma proposta interdisciplinar do Programa de Residência Pedagógica", com seus coordenadores e convidados. O evento foi realizado em conjunto com o GEALI e o LAPIL e faz parte da nossa programação especial para o mês de setembro!!
 
🎬 A tranmissão foi ao vivo pelo canal do CFOP:
 
 
Siga nossas redes sociais, se inscreva no canal e ative as notificações acompanhar as ações!

16 de setembro de 2021

Comemoramos no dia 8 de setembro o Dia Mundial da Alfabetização. Para marcar esta data, o “GEALI & LAPIL: entrevista” está com uma programação especial!

Recebemos as alfabetizadoras Meri Elen Bastos e Maria Bárbara Nunes que compartilharam suas experiências na alfabetização de jovens, adultos e idosos. Para conduzir a entrevista contamos com a professora Sabrina Barreto, membro do Núcleo de Estudos em Educação de Jovens e Adultos e Alfabetização - NEEJAA/FURG.

🎬 Transmissão foi ao vivo pelo canal do GEALI: 

✨ Inscreva-se no canal e ative as notificações para acompanhar ✨

09 de setembro de 2021
 
Comemoramos no dia 8 de setembro o Dia Mundial da Alfabetização. Para marcar esta data, o “GEALI & LAPIL: entrevista” está com uma programação especial!
 
Iniciamos com a participação das professoras Patrícia Ramirez e Priscila Bortoletti que compartilharam conosco sua experiência com a alfabetização de crianças surdas. A entrevistadora convidada foi a professora Cristiane Fernandes. Além disso, a live contou com as intérpretes Mariele Prisco e Maria Auxiliadora.
 
 A transmissão foi ao vivo pelo canal do GEALI e ainda pode ser assistida no link abaixo 🎬
 
 
No dia 16 de setembro, às 19h, teremos mais uma live!
 
✨ Inscreva-se no canal e ative as notificações para acompanhar ✨

08 de setembro de 2021

 

 

O GEALI preparou uma programação especial para o mês de setembro!!!

Acompanhe nossas ações e compartilhe.

29 de agosto de 2021
 
O Fórum de Educação Infantil do Rio Grande do Norte convida para a 2ª Reunião ampliada de 2021.
 
🗓️ Dia 01 de tetembro às 19h
🎬 Transmissão ao vivo pelo canal do FEIRN: https://www.youtube.com/channel/UCyFqRBbzjL87Gpo5FNvwVnQ
 
Esperamos você para mais um encontro 👏
 
 
 

23 de agosto de 2021

 

O "GEALI & LAPIL ENTREVISTA" recebeu a professora alfabetizadora Tais Barbosa Rodrigues para conversar sobre o uso das tecnologias na alfabetização em tempos de pandemia.
 
 
🎬 Transmissão foi ao vivo pelo canal do GEALI!
 
✨ Inscreva-se no canal e ative as notificações para acompanhar ✨
 
 
 
 

29 de julho de 2021

 

O "GEALI & LAPIL ENTREVISTA" recebeu a Professora Mônia Gonçalves Coelho, alfabetizadora no município de São José do Norte/RS para conversar sobre o papel da família na alfabetização na pandemia.

A transmissão foi ao vivo pelo canal do GEALI 🎬
 
 
 
 
28 de julho de 2021
 
No dia 28 de julho teve início um importante evento do Alfabetização em Rede. A primeira mesa do Ciclo de seminários sobre alfabetização na pandemia de Covid-19 contou com a presença das professoras Maria do Socorro Alencar Nunes, Adelma Barros, Gabriela Nogueira, Tâmila Tavares e Rafaelle Vieira.
 
 
 
Todo mês teremos um seminário sob a responsabilidade de três diferentes Instituições de Ensino Superior das diferentes regiões do Brasil.
 
Participem, compartilhem e divulguem.
 

17 de julho de 2021

 

O "GEALI & LAPIL ENTREVISTA" recebeu a Secretária de Educação de Santo Antônio da Patrulha para conversar sobre o papel da gestão na educação em tempos de pandemia.

A transmissão foi ao vivo pelo canal do GEALI 🎬
 

14 de julho de 2021

 

Pesquisadoras e pesquisadores do "Alfabetização em Rede" promovem Ciclo de Seminários sobre Alfabetização na Pandemia de Covid-19.

Confira a programação completa:

 

 

 

28 de maio de 2021
 
Promovido pelo GEALI/LAPIL/FURG em parceria com a University of Canterbury, Universidade Federal de São João del-Rei, Universidade Federal de Sergipe e Universidade Federal de Pelotas, o simpósio discutiu nos dias 26 e 27 de maio, em conferência o-nline, conceitos Freireanos à luz da literatura, explorando a capacidade humana de transcender o tempo e o espaço por meio do imaginário, da arte e da beleza da palavra que constrói enredos de vida, de amor, de luta, de disputa e de solidariedade.
 
   
 
 
 
 

24 de maio de 2021

 

Foi realizado na noite de quinta-feira (20), na plataforma Google Meet, o evento em comemoração ao Dia da(o) Pedagoga(o), promovido pelo Curso de Pedagogia do UNIPAC Barbacena. A live denominada “Os Desafios da Alfabetização na Atualidade” foi ministrada pela professora Gabriela Medeiros Nogueira, docente do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que atua também no Programa de Pós-Graduação em educação na linha de formação de professores e práticas educativas. Além disso, coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento - GEALI e o Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo à Leitura - LAPIL.

A professora Gabriela tem uma vasta publicação na área da educação, principalmente na área de alfabetização e letramento, e trouxe grandes contribuições sobre as principais pesquisas na atualidade. “Discutir e repensar os processos de alfabetização no país, as políticas de alfabetização, os métodos de ensino e os desafios da atuação docente, frente aos impactos da pandemia, são atitudes necessárias para que haja uma diminuição dos déficits de aprendizagem. Trazer esta discussão no Dia do Pedagogo é municiar os futuros profissionais da educação de uma visão crítica sobre alfabetizar letrando na atualidade e a professora Gabriela Medeiros fez esta abordagem com maestria”, comenta o coordenador do curso de Pedagogia do UNIPAC Barbacena, professor Adriano Nascimento.

Para a aluna do curso de Pedagogia, Hillary Horrana, do 5° período, o evento contribuiu de forma significativa para a formação dos futuros pedagogos alfabetizadores. “Tivemos uma palestra maravilhosa com a professora Gabriela Medeiros. Foram aprendizados riquíssimos a respeito de um tema tão complexo e extremamente importante, e que nos deu um embasamento a respeito da psicogênese, de práticas pedagógicas e políticas públicas que precisam ser repensadas e implementadas para que haja uma melhoria nesse processo de alfabetização. O evento contribuiu muito para nossa formação como futuros pedagogos alfabetizadores”, concluiu. 

 

O evento foi realizado na plataforma Google Meet e promovido pelo curso de Pedagogia

 Acesse a notícia completa no site da UNIPAC.

 

 

20 de maio de 2021

 

O "GEALI & LAPIL ENTREVISTA" recebeu a professora alfabetizadora Paula Pires da Silva para falar sobre o planejamento na alfabetização em tempos de pandemia.

A transmissão foi ao vivo pelo canal do GEALI 🎬
 

Inscreva-se no canal e ative as notificações para acompanhar

 
 
20 de maio de 2021
 
 
 
Ser pedagoga é…
Estudar, pesquisar, ler, escrever, criar, planejar, avaliar.
Olhar para o outro, olhar para si, se envolver, se reinventar, se conectar.
Cuidar, se implicar, mudar, amparar, impulsionar, abraçar, perceber a possibilidade de caminhar sempre em coletividade,
em cooperação, em parceria, pois a pedagoga aprende neste processo que quanto mais se ensina, mais se aprende, quanto mais se dá, mais se ganha.
Parabéns a todas nós que desfrutamos da complexidade dessa profissão. Um forte abraço para todas as pedagogas pelo seu dia.
 
GEALI & LAPIL
19 de maio 2021
 
Promovido pelo GEALI/LAPIL/FURG em parceria com a University of Canterbury, Universidade Federal de São João del-Rei, Universidade Federal de Sergipe e Universidade Federal de Pelotas, este simpósio irá discutir conceitos Freireanos à luz da literatura, explorando a capacidade humana de transcender o tempo e o espaço por meio do imaginário, da arte e da beleza da palavra que constrói enredos de vida, de amor, de luta, de disputa e de solidariedade.
 
🗓️ Dia 26/05 às 19h (horário de Brasília)
Mesa em inglês com conferencistas internacionais
 
🗓️ Dia 27/05 às 19h (horário de Brasília)
Mesa em português com conferencistas brasileiros
 
O link de inscrição será disponibilizado no dia do evento para recebimento do certificado de participação.
Inscreva-se no canal e ative as notificações 🎬  
 
  
 
 
 

17 de maio de 2021

 

GEALI & LAPIL NO CONBALF

Maiores informações no site: http://www.abalf.org.br
VEM PRO CONBALF COM A GENTE 

 

22 de abril de 2021

O "GEALI & LAPIL ENTREVISTA" recebeu a professora alfabetizadora Marina Bastos Capua para tratar sobre os desafios e os impasses do ensino remoto para profissionais que estão no início da carreira docente na alfabetização.
 
Transmissão ocorreu ao vivo pelo canal do GEALI 🎬
 
 
 
Inscreva-se no canal do GEALI e acompanhe nossas ações!
 

 

08 de abril de 2021

 

O Blog BaguncEI tem um convite pra você:

Nós do blog BaguncEI convidamos todos vocês com muito carinho para visitar nosso espaço de partilha, pois compartilhamos experiências teóricas e práticas voltadas a Educação Infantil.

Entrem aqui para conferir: http://www.baguncei.com.br/.

Não deixem de acessar nossos principais eventos, voltados a temática da infância!


Temos um canal do youtube: https://www.youtube.com/channel/UC8P9F10heNE_BrbPRpXX61w, e redes sociais -  Facebook e Instagram: @blogbaguncei.

 

 

 

 

Participação das pesquisadoras do GEALI com os seguintes trabalhos apresentados apresentados dia 23 de março de 2021

 

Eixo Temático 1: História da Educação
Coordenador(a): Evelyn de Almeida Orlando – PUCPR
Representante no Comitê Científico: Marcus Levy Bencostta – UFPR

Título do trabalho: OBJETOS DE MEMÓRIA ESCOLAR DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR A CULTURA MATERIAL ESCOLAR
Autoras: Caroline Braga Michel (FURG) e Alessandra Amaral da Silveira (FURG)

 

Eixo Temático 6: Formação de Professores
Coordenadora: Susana Soares Tozetto- UEPG
Representante no Comitê Científico: Maria Selma Grosch- UNIPLAC

 

Título do trabalho: A UTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO UMA FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA LEITURA REALIZADA POR LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA
Autoras: Carolina dos Santos Espíndola (FURG) e Carmen Regina Gonçalves Ferreira (FURG)

 


Eixo Temático 07: Alfabetização e letramento
Coordenadora: Gabriela Medeiros Nogueira - FURG
Representante no Comitê Científico: Vania Grim Thies - UFPEL

 

Título do trabalho: OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DO PLANEJAMENTO PARA A ALFABETIZAÇÃO A DISTÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Autoras: Caroline Braga Michel e Patrícia Ignacio (FURG)


Título do trabalho: PRÁTICAS DE LETRAMENTO E A VIVÊNCIA DAS CRIANÇAS EM UM GRUPO DE ESTUDOS BÍBLICOS PENTECOSTAL
Autora: Eneusa Mariza Pinto Xavier (FURG)


Título do trabalho: DENOMINAÇÕES DOS TIPOS DE LETRAS LOCALIZADAS EM CADERNOS DE ALUNOS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO E DOCUMENTOS COMPLEMENTARES
Autora: Alessandra Amaral da Silveira (UFPEL)


Título do trabalho: A LEITURA DELEITE NOS PLANEJAMENTOS DE ALFABETIZADORAS INICIANTES
Autora: Carmen Regina Gonçalves Ferreira (FURG)


Título do trabalho: O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PRÁTICA
Autora: Janaína Soares Martins Lapuente (FURG)

 

 

19 de março de 2021

Alfabetizadora e alfabetizador, você participou do Programa Tempo de Aprender proposto pelo MEC?

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento - GEALI da Universidade Federal do Rio Grande - FURG está buscando professoras e professores que tenham realizado o curso para participar de uma pesquisa
sobre a Política Nacional de Alfabetização.

Você tem interesse em contribuir com a pesquisa? As inscrições estão abertas até o dia 15 de abril através do link:

https://forms.gle/NQoYmnKxK58tvwXX9

Em caso de dúvidas: geali.nepe.furg@gmail.com

Agradecemos a sua participação!

 

    

    

 

15 de março de 2021

Período: 18,19 e 20 de Agosto de 2021

Local: Universidade do Estado de Santa Catarina - Florianópolis/SC

 

“O mundo não será o mesmo após esse momento de Pandemia”. É o que frequentemente se ouve. Nesse mundo, as escolas, sobretudo estudantes e professores, também não serão os mesmos. Mas há algo que não mudará: a necessidade de se oportunizar e garantir educação de qualidade para todos: crianças, jovens, adultos e idosos deste país.

Pautada nessa certeza, com os olhos atentos para esse cenário que se vem construindo recentemente mediante rupturas, descompassos e retrocessos nas políticas públicas para alfabetização, a Associação Brasileira de Alfabetização - ABAlf segue resistindo para defender e preservar as conquistas no campo da alfabetização, acolhendo e enfrentando o desafio  de repensá-las e ampliá-las.

Com passos firmes e comprometida com o que será construído e/ou   (re)significado nas práticas reais da sala de aula e nas reflexões científicas  pelas pesquisas no campo da alfabetização, a ABAlf apresenta a proposta de seu V Congresso Brasileiro de Alfabetização, a ocorrer em agosto de 2021: ALFABETIZAÇÃO: POLÍTICAS, PRÁTICAS E RESISTÊNCIAS.  Portanto, o compromisso de todas e todos que a compõem não é pequeno com o presente, mas é ainda maior com o futuro.

 

PROGRAMAÇÃO

18/08/2021 – QUARTA-FEIRA - MANHÃ

8h às 9h – Recepção aos participantes

9h às 9h30 – Cerimônia de abertura 

9h30 às 10h – Homenagem ABALF

10h30 às 11h45 - Conferência de abertura

11h45m às 12h - Apresentação cultural

12h às 13h45 - Horário do almoço 

18/08/2021 – QUARTA-FEIRA - TARDE 

14h às 15h30 - Mesa 1 - POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO: RUPTURAS E CONTINUIDADES NA LUTA PELO DIREITO À ALFABETIZAÇÃO

15h30 às 16h30 – Debate

17h às 19h - Mesa 2- CONVERSA COM ALFABETIZADORES/AS -   O AGIR PROFESSORAL FRENTE AS ORIENTAÇÕES DAS POLITICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO: DESAFIOS E RESISTÊNCIAS.

Expositores:

Professor/a alfabetizador/a da Região Norte

Professor/a alfabetizador/a da Região Nordeste

Professor/a alfabetizador/a da Região Centro Oeste

Professor/a alfabetizador/a da Região Sudeste

Professor/a alfabetizador/a da Região Sul

19h às 20h – SESSÃO DE LANÇAMENTO DE LIVROS

 

19/08/2021 – QUINTA-FEIRA - MANHÃ

8h às 9h30 - Mesa 3 – POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO: DISTRIBUIÇÃO, GESTÃO E IMPACTOS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS, JOVENS, ADULTOS E IDOSOS

9h30 às 10h30 – Debate

10h45 às 11h30 - Mesa 4- CONVERSA COM ALFABETIZADORES/AS - A GESTÃO ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS, JOVENS, ADULTOS E IDOSOS

 Expositores

Gestor/a de Escola

Professor alfabetizador/a

Professor/a da educação infantil

Cooordenador/a Pedagógico

11h às 11h45 - Debate

19/08/2021 – QUINTA-FEIRA - TARDE

14h às 15h30 - Mesa 5 – ENSINO REMOTO DA ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA EM TEMPO DE ISOLAMENTO SOCIAL: PERDAS, GANHOS E PERSPECTIVAS

15h30 às 16h15 – Debate

17h às 18h30 - Mesa 6- CONVERSA COM ALFABETIZADORES- O ENSINO REMOTO DA ALFABETIZAÇÃO NOS DIVERSOS BRASIS: VIVÊNCIAS, DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Expositores

Professor/a alfabetizador/a da Região Norte

Professor/a alfabetizador/a da Região Nordeste

Professor/a alfabetizador/a da Região Centro Oeste

Professor/a alfabetizador/a da Região Sudeste

Professor/a alfabetizador/a da Região Sul

Debate 18h30 às 19h30

20/08/2021 – SEXTA-FEIRA - MANHÃ

9h – 10h - REUNIÃO DA DIRETORIA DA ABALF

10h – 11h -  REUNIÃO DOS FÓRUNS ESTADUAIS DE ALFABETIZAÇÃO

11h – 12h -  ASSEMBLEIA GERAL ANUAL DA ABALF

 

20/08/2021 – SEXTA-FEIRA - TARDE

14h às 18h - Sessões de Apresentações Comunicação de Pesquisa e de Relatos de Experiência, considerando os 10 eixos temáticos:

 

  1. Alfabetização e políticas públicas;

  2. Alfabetização e história;

  3. Alfabetização, diversidades e inclusão;

  4. Alfabetização e infância;

  5. Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos;

  6. Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens;

  7. Alfabetização e formação inicial e continuada de professores;

  8. Alfabetização e modos de aprender e de ensinar;

  9. Alfabetização e as condições materiais e pessoais de ensinar em contextos diversos;

  10. Alfabetização e ensino remoto: desafios, aprendizados e perspectivas.

 

18h30 às 19h30 - Conferência de encerramento

19h45 – Apresentação cultual - Agradecimentos da presidência e da Comissão Organizadora

20h – Confraternização – V CONBALF

 

Para informações, sugestões, reclamações, elogios, dúvidas e consultas diversas sobre o V CONBALF utilize: conbalf2021@gmail.com

Acesse as informações completas em: https://www.abalf.org.br/v-conbalf

 

 

14 de março de 2021

 

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento - GEALI da Universidade Federal do Rio Grande - FURG está selecionando 10 bolsistas voluntários para atuar em projetos sobre alfabetização no ensino remoto, os quais integram uma pesquisa que está sendo realizada em âmbito nacional, vinculada à Alfabetização em Rede.

Os interessados deverão realizar atividades de transcrição de entrevistas e participar, pelo menos, de duas reuniões mensais do grupo. Além disso, poderão participar como autores em trabalhos que serão apresentados em eventos científicos ou submetidos para publicação. Os interessados devem preencher as informações no formulário de inscrição até o dia 22 de março.

Acesso em: https://forms.gle/PYgZqdzoahq1X2xc8

Em caso de dúvida, entrar em contato pelo e-mail: geali.nepe.furg@gmail.com

Desde já, agradecemos a atenção!

 

08 de março de 2021

O artigo escrito por Silvana Zasso, Gabriela Nogueira, Carmen Ferreira e Paula Pires apresentando as ações de extensão realizadas pelo LAPIL - Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo à leitura compõe o eBook: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA FURG: a produção de conhecimentos na partir da prática extensionista.

Acesse o eBook completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/9308

03 de dezembro de 2020

É com grande satisfação que divulgamos o relatório técnico parcial publicado na Revista Brasileira de Alfabetização do projeto “Alfabetização em Rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19”.

O relatório é resultado de um trabalho que vem sendo realizado no ano de 2020 pelo coletivo “Alfabetização em Rede”, que conta com a participação de 117 pesquisadores de 28 universidades, dentre elas, a Universidade Federal do Rio Grande – FURG através da participação do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Letramento - GEALI.

A pesquisa tem como um dos objetivos compreender de forma aprofundada a situação da alfabetização de crianças no Brasil durante a pandemia da Covid-19.


O relatório completo pode ser acessado nos seguintes links:


PORTUGUES: http://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/465/330
INGLÊS: http://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/465/331

 

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento - GEALI está realizando uma pesquisa em relação ao projeto de extensão "Histórias que Navegam". Para isso, pedimos a colaboração de familiares, responsáveis e professores(as) de crianças que acompanham o canal no YouTube na participação e divulgação do questionário.

Nosso canal no YouTube já conta com 46 histórias lidas por professoras(es), alunas(os) e colaboradoras(es). No mês de outubro teremos uma novidade muito especial! Inscreva-se no canal, curta e compartilhe nossos vídeos!

 

 

1º de setembro de 2020

 

8 de setembro é o dia do alfabetizador!

Nós, do GEALI - Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento,

e do LAPIL - Laboratório de Alfabetização e Prática de Incentivo à Leitura não poderíamos deixar esta data passar em branco.

Preparamos pra cada dia do mês um presente! Para você, professor/professora que trabalha com a grande responsabilidade de ensinar a ler e escrever.

Dentre tantas formas que poderíamos definir a ação de alfabetizar, ressaltamos que alfabetizar é um ato de amor e de responsabilidade social.

Impulsionar para que crianças, jovens e adultos compreendam as letras e o sentido das palavras, possibilitando a inserção no mundo letrado.

E é também amar o seu semelhante e proporcionar-lhe um direito que para muitos foi negado.

Então, neste mês de setembro é preciso festejar, comemorar. É preciso ressaltar a importância do seu trabalho.

É preciso reconhecer que sem você, alfabetizador/alfabetizadora, não teríamos nenhuma outra profissão.

Você é aquele que possibilita o início de uma caminhada em busca do conhecimento, da formação pessoal e profissional.

Você é aquele que trabalha no contexto da escola com seu grupo de alunos de forma diversa, acompanhando, incentivando e mediando todo o processo de aprendizagem.

É você que nesse período de isolamento social está se reinventando para que seus alunos tenham a oportunidade de continuar estudando, mesmo com todos os impasses forjados neste momento de pandemia.

Parabéns a você que não desiste de lutar por condições dignas de trabalho e de reconhecimento profissional.

Parabéns a você que não desiste de amar e ensinar.

 A você alfabetizador e alfabetizadora o nosso:

Muito Obrigada!

 

26 de agosto de 2020

O coletivo Alfabetização em Rede, composto por cerca de 100 pesquisadores de 30 universidades brasileiras, iniciou em março a pesquisa Alfabetização em Rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 e sobre a recepção da Política Nacional de Alfabetização (PNA). O coletivo é coordenado pelo Grupo de Pesquisa em Alfabetização Linguagem e Decolonialidade (Gpeale) da UFSJ, sob a liderança da professora do Departamento de Ciências da Educação, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo.

A primeira fase da pesquisa constitui-se de um questionário voltado a docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que ficará disponível até o final do mês deste mês. O Gpeale já contabilizou cerca de oito mil respostas, em todas as regiões do país.

A iniciativa tem por objetivo conhecer como vem se efetivando o processo de alfabetização infantil durante o isolamento social, ao mesmo tempo em que investiga como a Política de Alfabetização do atual governo está sendo recebida pelos docentes. A segunda fase da pesquisa, com duração de dois meses, terá caráter qualitativo, e pretende analisar as condições de ensino naquela faixa de atuação, a partir da promoção de rodas de conversas com alfabetizadores.

Acesse a notícia original em: https://ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8173

Fonte: ASCOM

28 de julho de 2020

 

O Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo à Leitura - LAPIL lançou no dia 28 de julho em seu canal no YouTube o projeto "Papo Rápido Sobre Alfabetização". Foi pensando neste contexto de pandemia que criamos o projeto, para continuarmos próximas das professoras alfabetizadoras que buscam a formação continuada e das acadêmicas interessadas no assunto.

O projeto tem o propósito de trazer temáticas do cotidiano das salas de aula de alfabetização, para serem refletidas junto com vocês, professores e professoras alfabetizadoras. Serão vídeos semanais, produzidos pelas professoras e pesquisadoras que integram o LAPIL e o GEALI, com a proposta de que seja, de fato, um papo sobre alguns temas importantes que suscitam dúvidas e angústias na sala de aula.

Venham construir esse espaço conosco!

Inscrevam-se no canal, ativem as notificações e deixem seu like e seus comentários.

          


 

05 de abril de 2020

 

Neste momento de reclusão é preciso, dia após dia, buscar alternativas para continuar caminhando juntos. Em um processo de constante reinvenção continuamos nossas ações de incentivo à leitura utilizando os recursos disponíveis e buscando levar até as crianças o mundo mágico da imaginação.

Por isso é com grande alegria que apresentamos o novo projeto do grupo "Histórias que Navegam": nossa playlist de leituras em vídeo.

Curtam, compartilhem, se inscrevam no canal, incentivem a leitura e façam as histórias navegarem por mares cada vez mais distantes 📖 ⛵

Ouça também o nosso podcast em: https://salapodcast.furg.br/podcast/historias-que-navegam

     

#FiqueEmCasa #HistóriasQueNavegamriasQueNavegam 

 

 

    

 

 

06 de março de 2020

É com grande alegria que divulgamos a publicação do livro a "A Lenda do Ouro". Trata-se de um livro de imagens sobre uma lenda Kaingang o qual foi concebido e elaborado coletivamente. Esta publicação é a primeira de uma coleção composta por 7 livros, resultado do projeto de pesquisa e extensão coordenado pela professora Maria Mertzani, com a parceria de estudantes indígenas da FURG. O projeto é desenvolvido no grupo de pesquisa GEALI e a publicação contou com apoio da PROEXC. Agradecemos a todos os envolvidos pelo esforço, pela parceria e apoio incondicional, em especial a Débora Amaral e Isma Cardoso.

 

        

BERWALDT, Myrna Susan Gowert. Práticas de letramento durante o ensino remoto em uma comunidade pomerana do campo (2020/2021). Dissertação de Mestrado.
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira.
Ano: 2022.
ESPÍNDOLA, Carolina dos Santos. Práticas de leitura e escrita na pré-escola: um estudo realizado em uma escola de Educação Infantil do município de Rio Grande/RS. Dissertação de Mestrado.
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira. Dissertação de Mestrado.
Ano: 2021
MESSIAS, Jonas dos Santos. Leitura do livro de narrativas por imagem por duas professoras e crianças da Educação Infantil. Dissertação de Mestrado.
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira.
Ano: 2021
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGedu - FURG
ANJOS, Dayana Pereira dos. Professores em início de carreira na Educação Inafntil na cidade de Rio Grande - RS. Dissertação de Mestrado.
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Ano: 2020
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGedu - FURG
PINTO, Karine Dias. Pedagogia logosófica: aspectos didáticos e suas implicações para o desenvolvimento integral do educando. Dissertação de Mestrado.
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Ano: 2019
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGedu - FURG

BRIÃO, Eliane Costa. Leitura e escrita na educação infantil a partir do contexto das políticas nacionais (1996-2017). Dissertação de Mestrado.
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Ano: 2019
Programa de Pós Graduação em Educação – PPGedu- FURG

OJEDA, Mariana Herrera. Chapeuzinho amarelo: entrecruzamientos entre la vida y la obra de chico buarque y las contribuciones del circuito de comunicación para el campo de la educación. Dissertação de Mestrado.
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Coorientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves.
Ano: 2019
Programa de Pós Graduação em Educação – PPGedu- FURG

XAVIER, Eneusa Mariza Pinto Xavier. Práticas de letramentos no contexto rural : vivências das crianças em um grupo de estudos bíblicos pentecostal. Dissertação de Mestrado.
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Ano: 2019
Programa de Pós Graduação em Educação – PPGedu- FURG

ACOSTA, Sidiane Barbosa. Qual o lugar dos coordenadores pedagógicos das escolas estaduais no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no município do Rio Grande/RS. Dissertação de mestrado.
Orientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
Coorientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Ano: 2016
Programa de Pós Graduação em Educação – PPGedu- FURG
Link: http://argo.furg.br/?RG001350286

ARRUDA, Kelly de Aguiar.Textos em cadernos escolares de crianças em processo de alfabetização: um estudo comparativo entre Brasil e Cabo verde. 2017. Dissertação
Orientador: Gabriela Medeiros Nogueira.
Ano: 2018
Programa de Pós Graduação em Educação – PPGedu- FURG
Link: https://argo.furg.br/?RG001411974

BUENO, Letícia de Aguiar. Práticas de letramento de uma turma de pré-escola em uma escola do campo no município do Rio Grande – RS. Dissertação de mestrado.
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Ano: 2015
Programa de Pós Graduação em Educação – PPGedu- FURG
Link: https://argo.furg.br/?BDTD10585

FERREIRA, Carmen Regina Gonçalves. Uma palavra é o nome de cada coisa: um estudo sobre as percepções de crianças do ciclo de alfabetização acerca da palavra oral e gráfica. Tese de doutorado.
Orientador: Ana Ruth Miranda
Ano: 2016
Link: https://wp.ufpel.edu.br/geale/files/2016/07/Carmen-Ferreira.pdf

LOUGUERCIO, Taiana Duarte. A avaliação da aprendizagem no ciclo de alfabetização: as perspectivas das professoras alfabetizadoras de uma Escola da Rede Municipal de Ensino do Rio Grande/RS. Dissertação de mestrado
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Ano: 2015
Link: https://argo.furg.br/?RG001340013

MERTZANI, Maria. Video-based computer mediated communication for sign language learning. Tese de doutorado.
Orientador (a): Professor Jim Kyle
Ano: 2008
Instituição: University of Bristol
Link: https://bris.on.worldcat.org/oclc/931581439
MERTZANI, Maria. The teaching of Greek sign language : hearing learners' perceptions of their deaf tutors' teaching methods and their beliefs and expectations. Dissertação de mestrado
Orientador (a): Professor Jim Kyle.
Ano: 2003
Instituição: University of Bristol
Link: https://bris.on.worldcat.org/oclc/931576687

MICHEL, Carolina Braga. Missão de Estudos ao Uruguai: Mudanças no sistema de Ensino do Rio Grande do Sul (1913-1927). Tese de doutorado.
Orientador: Eduardo Arriada
Ano: 2017.
Instituição: Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Link: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5760974
MICHEL, Carolina Braga. Interações Infantis e Relações de Poder: fios que tecem uma trama
Ano: 2011. Dissertação de mestrado
Orientadora: Méri Rosane da Silva
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
LINK: http://repositorio.furg.br/handle/1/3631
MONTEIRO, Adriana Bastos Barbosa. As concepções de lúdico a partir da unidade quatro dos cadernos de formação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa - PNAIC – 2013. Dissertação de mestrado.
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Ano: 2015  
Programa de Pós Graduação em Educação – PPGedu- FURG
Link: http://argo.furg.br/?RG001338365
NOBREGA, Thaís Fernandes Ribeiro. As abordagens sobre vocabulário durante leitura de livros infantis : um estudo com professores do 1º ano do ensino fundamental em escolas do município de Rio Grande/RS. Dissertação de mestrado
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Ano: 2017
Programa de Pós Graduação em Educação – PPGedu- FURG
Link de acesso: https://argo.furg.br/?BDTD11459

NOGUEIRA, Gabriela Medeiros. A passagem da educação infantil para o 1º Ano no contexto do Ensino Fundamental de nove anos: um estudo sobre alfabetização, letramento e cultura lúdica. Tese de doutorado.
Orientador (a): Eliane Peres
Ano: 2011
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação- UFPEL
Link: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/123456789/1614

NOGUEIRA, Gabriela Medeiros. Alfabetização e Conhecimento Lógico- Matemático. Dissertação de mestrado.
Orientador: Margareth Shaffer
Ano: 2001
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS.

PERES, Eliane. Aprendendo formas de ensinar, de pensar e de agir – A escola como oficina da vida. Tese de doutorado.
Orientador (a): Maria Alice Nogueira
Ano: 2000
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, Belo Horizonte, 2000.
Link: https://wp.ufpel.edu.br/hisales/files/2015/02/Tese-Eliane-Peres.pdf
PRADO, Gabriela Ortiz. A avaliação na educação infantil : reflexões sobre a perspectiva de uma professora do município do Rio Grande/RS a partir dos relatórios de avaliação. Dissertação de mestrado. 
Orientador: Gabriela Medeiros Nogueira
Ano: 2015
Programa de Pós Graduação em Educação – PPGedu- FURG
Link: https://argo.furg.br/?RG001340013

QUADROS, Lígia Maria Oliveira de. Criança e arte: expressão da cultura regional em um ambiente de aprendizagem em arte de uma escola municipal de educação infantil de Rio Grande/RS. Dissertação de mestrado.
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Ano: 2016
Link: https://argo.furg.br/?BDTD10798
VAHL, Mônica Maciel. O Programa do Livro Didático para o Ensino Fundamental do Instituto Nacional do Livro – PLIDEF/INL (1971-1976): um estudo sobre as condições históricas e sociais e as paradas em jogo no campo. Dissertação de mestrado
Orientador (a): Eliane Peres
Ano: 2014
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação- UFPEL
Link: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/2901
VAHL, Mônica Maciel. A pedagogy of oppression: the politics of literacy in Brazil, 1971–1989. Tese de doutorado.
Orientador (a): Peter Robers e Trish McMenamin
Ano: 2018
Instituição: University of Canterbury
Link: https://ir.canterbury.ac.nz/handle/10092/16344
 
 

Pesquisadores da FURG

Gabriela Medeiros Nogueira - http://lattes.cnpq.br/2553118091005628

Silvana Maria Bellé Zasso - http://lattes.cnpq.br/3661873362159701

Caroline Braga Michel - http://lattes.cnpq.br/6811133377032517

Janaína Soares Martins Lapuente - http://lattes.cnpq.br/4435584250036694

 

Pesquisadores Externos

Carmen Regina Gonçalves Ferreira - http://lattes.cnpq.br/6807265265650477

Elvira Cristina Martins Tassoni - http://lattes.cnpq.br/7025380679558216 

Flávia Burdzinski de Souza - http://lattes.cnpq.br/8519213124483980

Maria Sirlene Pereira Schlickmann - http://lattes.cnpq.br/6788928330157306       

Mônica Maciel Vahl - http://lattes.cnpq.br/7664309483555078

Roselusia Teresa de Morais Oliveira - http://lattes.cnpq.br/6021117213384300 

 

Colaboradores estrangeiros

Arlette Ingram Willis - UIUC - EUA -  http://lattes.cnpq.br/1052332102438680

Maria Mertzani - Grécia - http://lattes.cnpq.br/1107268885253020

María Luisa de Francesco - Uruguai - http://lattes.cnpq.br/3420868311347952 

Jenny Lorena Bohorquez Moreno - Colômbia - http://lattes.cnpq.br/2062020032649361

Maria Carolina Nieto Ángel - Colômbia - http://lattes.cnpq.br/5384670989677940

 

Pós-doutorandos

Alessandra Amaral da Silveira - http://lattes.cnpq.br/9664670781990828

Juliane de Oliveira Alves Silveira - http://lattes.cnpq.br/4667025010358085 

Lucas Costa Grimaldi - http://lattes.cnpq.br/4525729591970937 

 

Doutorandos 

Carolina dos Santos Espindola - http://lattes.cnpq.br/1582116728815430 

Eneusa Mariza Pinto Xavier - http://lattes.cnpq.br/7382366143923447 

Myrna Susan Gowert Madia - http://lattes.cnpq.br/8237845803833435 

 

Mestrandos 

Barbara Cordeiro Borges - http://lattes.cnpq.br/5546949933146046

Deise Cristina Viana Pereira Padilha - http://lattes.cnpq.br/2581718496528321

Fernanda Alves Rocha - https://lattes.cnpq.br/7737406396674027 

Izabel Perdoni Soares - http://lattes.cnpq.br/7113410613997451 

Juliana Silva Cabrera-  https://lattes.cnpq.br/6749611857722485

Kelly da Silva Brum - https://lattes.cnpq.br/5713539961895421 

Larissa Medina Marques - http://lattes.cnpq.br/8333099151297842 

Letícia Rodrigues Benites - http://lattes.cnpq.br/2704710960757830 

Lívia Lempek Trindade Monteiro - http://lattes.cnpq.br/0103327585340069

Mariana Ribeiro da Silva - https://lattes.cnpq.br/2807788670275445

Michele Alaise Flores Borges - http://lattes.cnpq.br/2505599979575199 

Verônica Amorim Saraiva - http://lattes.cnpq.br/1176585455797198 

 

Graduandos

Alexandra Costa da Silva - http://lattes.cnpq.br/6180739348101601

Juliana Heidemann - http://lattes.cnpq.br/8316292545027329 

Katrine Corvello Neitzke - http://lattes.cnpq.br/9182089213743412 

Luíse Penning Pereira - http://lattes.cnpq.br/7671551282869393

Samara Rodrigues Pino - http://lattes.cnpq.br/9733253121113942 

 

Outros colaboradores 

Marília Zuchoski Neves - http://lattes.cnpq.br/7296314870063282  

Paula Pires da Silva - http://lattes.cnpq.br/0224002127432984

 


 

 

 

O Grupo de estudo e pesquisa em alfabetização e letramento – GEALI, teve início como uma ação vinculada ao Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância – NEPE, do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande- FURG no ano de 2012, sem registro como grupo de pesquisa no diretório da CAPES. A proposta inicial era que nas reuniões fossem estudados textos, em geral sobre resultados de pesquisas que tratassem da temática alfabetização e letramento. Participavam do grupo alunos da graduação, da pós-graduação e professores da Educação Básica. Com a continuidade das reuniões outras propostas foram sendo desenvolvidas e passamos de um grupo com foco no estudo, para ações de extensão e pesquisa. Em 2014 o grupo foi registrado no SIGProj como um projeto de extensão e as participações nas reuniões contabilizam horas, sendo que os participantes que tivessem 75% de frequência receberiam certificados de participação.

 


É um espaço acadêmico de produção e elaboração de material didático pedagógico para alfabetização de crianças, jovens e adultos. Lugar de vivências pedagógicas para professores e pesquisadores, acadêmicos da graduação e pós-graduação e, também, um ambiente de reflexões sobre práticas de incentivo à leitura, especialmente a leitura literária. Articula ações de ensino, pesquisa e extensão.


 

 

Em 2017, foi criado o grupo de contação de histórias chamado Histórias que navegam, projeto de extensão de práticas de incentivo à leitura. A ideia é que o Histórias que navegam possa levar até as crianças momentos de alegria, prazer e muita fantasia, pois uma história sempre te leva a um mundo mágico, da imaginação.

O grupo já foi a alguns lugares para contar histórias para crianças, como no hospital universitário, no posto de saúde do Bolacha, na escola CAIC, no pró-infância Verenice, e, também, na Feira do livro da FURG. Porém, deseja-se alcançar o maior número de crianças possível, momento em que nasce a ideia de fazer um podcast do grupo. Então, em cada edição do podcast, alguém que colabora com o grupo lê uma história, a qual pode ser escutada por todos que desejam se encantar: as crianças, os adolescentes, os pais, os professores, os mediadores de leitura.

Construímos uma Playlist de Histórias com um repertório de livros infantis com a contribuição dos nossos ledores: alunos do curso de Pedagogia, alunos da Escola 16 da Cidade de Salto - Uruguai e autores.

Acompanhe o nosso canal e ouça nosso Podcast!

https://salapodcast.furg.br/podcast/historias-que-navegam

 

     

 

 

 

 

 

 

 

No ano de 2020, durante a pandemia de Covid-19, criamos uma playlist de leituras de histórias no Canal do GEALI no Youtube. O canal conta hoje com mais de 50 vídeos de histórias lidas por professoras, estudantes de graduação e pós-graduação e crianças. 

Acompanhe o canal: https://www.youtube.com/c/geali-furg 


 

 

O Papo Rápido Sobre Alfabetização foi pensando no contexto de pandemia. O projeto foi criado para que o GEALI e o LAPIL não se afastassem dos(as) professores(as) alfabetizadores(as) que buscam formação continuada.

O propósito do canal é trazer temáticas importantes do cotidiano das salas de aula de alfabetização, para serem refletidas junto contigo - professor(a) alfabetizador(a) e conta com vídeos mais de 20 vídeos produzidos pelas professoras que integram o LAPIL e o GEALI.

Acompanhe o canal: https://www.youtube.com/c/lapil-furg 


 

 

O GEALI & LAPIL ENTREVISTA traz professoras, professores, pesquisadoras e pesquisadores para falar sobre temáticas importantes no campo da Alfabetização e Letramento. 

Acompanhe as entrevistas no canal: https://www.youtube.com/c/geali-furg