24 de janeiro de 2024

II Seminário AlfaRede tem como objetivo reunir pesquisadores, professores da educação básica, graduandos de licenciatura e pós-graduandos em uma dinâmica que fomentará o debate e a reflexão em diálogo com as demandas e realidades das escolas públicas relacionadas ao ensino à aprendizagem, especialmente da língua materna, diante dos desafios pós-pandemia.

O evento reunirá um coletivo de pesquisadores da rede nacional – AlfaRede – Rede de Pesquisa em Alfabetização, que vem produzindo, ao longo de 2020, 2021, 2022 e 2023, dados quanti-qualitativos objetivando a construção de uma visão mais aprofundada dos desafios enfrentados na alfabetização das crianças da escola pública, buscando ouvir a voz docente. Será um momento dialógico e propositivo que permitirá aos professores da educação básica e, em particular aos que se dedicam à alfabetização, a ter um espaço de troca, formação e protagonismo, uma vez que no coletivo AlfaRede os professores alfabetizadores compõem, colaborativamente, com os pesquisadores os contextos de investigação.

O evento, ainda, proporcionará importantes contribuições para a formação dos licenciandos com vistas ao exercício da docência, bem como será um espaço para o compartilhamento de experiências por meio da apresentação de Relatos de Experiências e Resultados de Pesquisa, promovendo a divulgação e circulação de conhecimentos.

II Seminário AlfaRede – Os olhares para a alfabetização, leitura e escrita: pesquisas e vivências docentes será realizado na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), nos dias 24, 25 e 26 de abril de 2024, em formato semipresencial: participação presencial no Auditório do Campus I, com transmissão simultânea das conferências e mesas; apresentações de trabalho presenciais e remotas. As sessões de apresentação de trabalhos acontecerão presencialmente no dia 26/4/24 e remotamente nos dias 29 e 30/4/24, com o objetivo de criar espaço para a discussão das pesquisas e relatos de experiências docentes (Comunicação Oral).

Saiba mais: https://www.even3.com.br/ii-seminario-alfarede/ 


 

15 de janeiro de 2024


Abriram hoje, 15 de janeiro, os editais para seleção de profissionais que atuarão como Formadores Estaduais no projeto de formação de professores Leitura e Escrita na Educação Infantil, vinculado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação. O processo seletivo ocorre pela Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS).


A UFRGS, através da Faculdade de Educação (FACED) e do Centro de Formação de Professores (FORPROF), está na Coordenação Geral desse projeto na Região Sul – LEEI-Sul, sendo responsável pelos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. As universidades parceiras, que estarão nas coordenações estaduais são: Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Os 3 editais preveem a seleção de 14 profissionais para o Rio Grande do Sul, 10 para Santa Catarina e 13 para o Paraná. Além disso, até 30 inscritos serão selecionados na condição de cadastro reserva em cada estado.

Os interessados em concorrer a uma das vagas do processo seletivo, entre outros requisitos que podem ser consultados no edital, deverão ter Graduação em Pedagogia, Letras ou Psicologia e Mestrado ou Doutorado em Educação com pesquisa em alguma(s) das seguintes áreas: Educação Infantil, Leitura, Oralidade, Escrita, Infâncias, Literatura Infantil, Alfabetização.

O valor da bolsa é de R$ 3.000,00 mensais e o período de atuação é de 10 meses.

As inscrições encerram-se no dia 29 de janeiro.

Confira os editais na íntegra em: https://portalfaurgs.com.br/concursos 

Para mais informações sobre o projeto acesse:
YouTube: https://www.youtube.com/@LEEISul 
Instagram: https://www.instagram.com/leei_sul/?igsh=YzYzZ2tpMGE2NGhi&utm


 

26 de agosto de 2023

A professora Gabriela Medeiros Nogueira, coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento - GEALI/FURG e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU/FURG, esteve presente nos dias 24 e 25 de agosto, no FORPREd - Fórum Sul, na PUCRS, em Porto Alegre. 

 

 

O Grupo de Estudos em Alfabetização e Letramento - GEALI esta presente no VI Congresso de Alfabetização - CONBALF com o tema Alfabetização e Democracia: direito à leitura e à escrita.
 
A participação do GEALI no evento, realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), marca mais um marco importante na trajetória de pesquisa e compromisso com a alfabetização e letramento.
 

06 de abril de 2023

Ação do Projeto Histórias que Navegam no CRAS.

 

  

 

 

04 de abril de 2023

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Letramento participou, junto com professores de outras instituições de ensino superior da região sul, da reunião de pesquisa da Rede Nacional de Alfabetização. Seguimos o trabalho com rigor e alegria de fazer parte deste coletivo. 



 

 

29 de março de 2023

Na última quarta-feira, 29/03, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Letramento esteve presente na aula inaugural do PPGEDU/FURG. Na oportunidade, o Prof. Dr. Alvaro Luiz Moreira Hypolito, da Universidade Federal de Pelotas, realizou uma fala com a temática "A pós-graduação e a pesquisa em educação". 

 

 

01 de agosto de 2022

Divulgamos o lançamento deste livro inédito lançado pela Parábola sobre a situação da alfabetização na Pandemia da Covid.

A pesquisa em rede coordenada pela Profa. Dra. Maria do Socorro Alencar, envolve 29 universidades do país e documenta os processos, práticas e desafios das docentes alfabetizadoras das escolas públicas do país.

O livro, que tem apoio da Abalf, foi financiado com recursos da Capes e do PPEDU/UFSJ e tem acesso gratuito no link:



O capítulo 6 "ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO: MAPEAMENTO DOS DADOS DO RIO GRANDE DO SUL E A EMERGÊNCIA DE PEDAGOGIAS DO POSSÍVEL" foi escrito por pesquisadoras do GEALI.

25 de junho de 2022

O Ceale Debate recebe as professoras Silvana Zasso (FURG) e Gabriela Nogueira (FURG) para falar sobre o LAPIL - Laboratório de Alfabetização e Práticas de incentivo à leitura aqui, encerrando o Ciclo de conversas sobre Laboratórios de Alfabetização. 📖✍️

Transmissão ao vivo no link: http://bit.ly/cealedebate28-06-2022



 

 

26 de maio de 2022

 

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento – GEALI completa 10 anos em 2022!

Em comemoração, trazemos para o GEALI & LAPIL Entrevista deste ano pesquisadoras e pesquisadores para conversar sobre alfabetização. O Profº. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira da Universidade Federal de São Paulo, será nosso segundo entrevistado.

🗓️ Dia 26 de maio às 19h

🎬 Transmissão ao vivo pelo canal do GEALI:


✨ Inscreva-se no canal e ative as notificações para acompanhar ✨

16 de maio de 2022

Passamos para divulgar o curso de Especialização em Alfabetização em EAD ofertado pela FURG.

Nós, pesquisadoras do GEALI, estamos envolvidas neste trabalho. Mais informações pelo site: https://alfabetizacaoead.furg.br/