Projetos de pesquisa:

1 - AÇÕES DE INCENTIVO À LEITURA NA INFÂNCIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NA NOVA ZELÂNDIA

Instituições Participantes do Projeto:

Universidade Federal do Rio Grande (promotora)

Instituto de Formación Docente Rosa Silvestri - Uruguay

Universidade de Buenos Aires – Argentina

Universidade Federal de Pelotas – Brasil

University of Canterbury – Nova Zelândia

University of Illinois at Urbana-Champaign – Estados Unidos

 

Grupos de pesquisa:

Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento – GEALI/IE/FURG

História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares – HISALES/FaE/UFPEL

Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação da Infância- NEPE/IE/FURG

Policy and Practice Research Hub - UC

Área de conhecimento: Educação e Tópicos Específicos da Educação

 

Pesquisadores que colaboram:

Arlette Willis, University of Illinois at Urbana – Champaign

Caroline Braga Michel, Universidade Federal de Pelotas

Célia Renata Rosemberg, Universidad de Buenos Aires

Eduardo Arriada, Universidade Federal de Pelotas

Eliane Teresinha Peres, Universidade Federal de Pelotas

María Carolina Nieto Ángel, University of Canterbury

María Luisa de Francesco, MEC - Uruguai

Maria Mertzani, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mônica Maciel Vahl, University of Canterbury

Peter Roberts, University of Canterbury

Shill Bae, University of Canterbury

Shirley Beatriz Ferreira Guillama, Instituto de Formación Docente Rosa Silvestri, Uruguai

Silvana Maria Bellé Zasso, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Vivian Felício, Illinois State University

 

2 - OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS INICIANTES NA CARREIRA DOCENTE

 

Professoras responsáveis – FURG

Drª Silvana Maria Bellé Zasso

Drª Gabriela Medeiros Nogueira

Drª Carmen Regina Ferreira Gonçalves

 

3 - DESAFIOS DA ATUALIDADE NO CAMPO DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO REMOTO

Proponente: Gabriela Medeiros Nogueira

Projeto de pesquisa guarda-chuva que investiga a Política Nacional de Alfabetização e o ensino remoto tanto na Educação Infantil, como nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Visa identificar o impacto na alfabetização das crianças a partir do acompanhamento das práticas pedagógicas realizadas pelas professoras, ações da equipe gestora, da participação das crianças e suas famílias. O projeto integra a Rede de Alfabetização Nacional que envolve pesquisadores de 28 instituições de ensino superior.

 

4 - ALFABETIZAÇÃO EM REDE 

Proponente: Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (GEALI é um dos colaboradores)

Este projeto investiga a política nacional de alfabetização (PNA) e, ao mesmo tempo, o ensino remoto da alfabetização durante a Pandemia Covid-19. Tem por objetivo investigar discursos e práticas de alfabetização que são produzidas neste momento da pandemia e, a longo prazo, analisar os desdobramentos da atual política nacional de alfabetização, contribuindo, deste modo, para a redefinição das políticas de alfabetização.

 

5 - OS DESAFIOS DO PLANEJAMENTO DAS AULAS DE ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Proponente: Silvana Maria Bellé Zasso

Este projeto é um desdobramento da pesquisa permanente - O Planejamento na Alfabetização: implicações na prática pedagógica dos professores (Pesq.1225), foi realizado com um grupo de alfabetizadoras da rede pública do município do Rio Grande, que atuavam do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e participaram da formação continuada em 2019. Faz parte de uma Rede Nacional de Alfabetização em Tempos de Pandemia que mapeia a situação atual da alfabetização. Aqui visamos compreender a situação da alfabetização em nosso município e os desafios e as dificuldades das alfabetizadoras no planejamento das aulas em tempos de pandemia.

Pesquisadoras:

Silvana Maria Bellé Zasso

Paula Pires da Silva

Alessandra Amaral Silveira

Colaboradoras

Milena Estima

Juliane Alves

 

Projetos de Extensão:

1 - Ações de incentivo à leitura na infância em espaços escolares e não escolares

É um desdobramento do projeto de pesquisa Ações de incentivo à leitura na infância em espaços não escolares: uma investigação sobre práticas desenvolvidas no Brasil, no Uruguai, na Argentina, nos Estados Unidos e na Nova Zelândia, registado na PROPESP desde início de 2017. Tem por objetivo oromover ações e estratégias de incentivo à leitura na infância realizadas em espaços escolares e não escolares, como bibliotecas, centros culturais, feiras, hospitais, espaços virtuais, etc. Além das crianças, também busca promover ações de incentivo a leitura a adultos que estão de algum modo voltados à educação.

 

2 - PAPO RÁPIDO EM ALFABETIZAÇÃO: UMA AÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Este projeto de extensão tem origem nas demandas deste período de afastamento social em função do COVID-19. O grupo do LAPIL (Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo a Leitura) da FURG se propõe a criar um canal no youtube denominado: PAPO RÁPIDO EM ALFABETIZAÇÃO, como uma estratégia de formação continuada aos alfabetizadores. O propósito é produzir vídeos curtos sobre temáticas específicas do campo da alfabetização, com linguagem simples, direta e exemplos que podem ser realizados em sala de aula pelas professoras alfabetizadoras. Acreditamos que tais documentos audiovisuais irão contribuir para a formação permanente das professoras, pois neste momento que estão impossibilitadas de desenvolver as ações presenciais que vínhamos desenvolvendo na parceria com a SMED – Rio Grande em 2019. Os vídeos disponibilizados no canal do LAPIL no youtube, poderão ser acessados não só pelas profissionais do referido município, mas a todos os interessados em alfabetização, ampliando e redimensionando a ação para âmbito nacional. Os vídeos são produzidos pelos integrantes do LAPIL e do GEALI (Grupo de estudos em Alfabetização e Letramento) e disponibilizados quinzenalmente.

 

Responsáveis:

Silvana Maria Bellé Zasso

Gabriela Medeiros Nogueira

Janaina Lapuente

Caroline Braga Michel

Carmen Ferreira

Paula Pires da Silva

Alessandra Amaral Silveira

 

Colaboradoras

Carolina Espíndola

Eneusa Xavier