Projetos de pesquisa:
1 - AÇÕES DE INCENTIVO À LEITURA NA INFÂNCIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NA NOVA ZELÂNDIA
Instituições Participantes do Projeto:
Universidade Federal do Rio Grande (promotora)
Instituto de Formación Docente Rosa Silvestri - Uruguay
Universidade de Buenos Aires – Argentina
Universidade Federal de Pelotas – Brasil
University of Canterbury – Nova Zelândia
University of Illinois at Urbana-Champaign – Estados Unidos
Grupos de pesquisa:
Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento – GEALI/IE/FURG
História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares – HISALES/FaE/UFPEL
Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação da Infância- NEPE/IE/FURG
Policy and Practice Research Hub - UC
Área de conhecimento: Educação e Tópicos Específicos da Educação
Pesquisadores que colaboram:
Arlette Willis, University of Illinois at Urbana – Champaign
Caroline Braga Michel, Universidade Federal de Pelotas
Célia Renata Rosemberg, Universidad de Buenos Aires
Eduardo Arriada, Universidade Federal de Pelotas
Eliane Teresinha Peres, Universidade Federal de Pelotas
María Carolina Nieto Ángel, University of Canterbury
María Luisa de Francesco, MEC - Uruguai
Maria Mertzani, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Mônica Maciel Vahl, University of Canterbury
Peter Roberts, University of Canterbury
Shill Bae, University of Canterbury
Shirley Beatriz Ferreira Guillama, Instituto de Formación Docente Rosa Silvestri, Uruguai
Silvana Maria Bellé Zasso, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Vivian Felício, Illinois State University
2 - OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS INICIANTES NA CARREIRA DOCENTE
Professoras responsáveis – FURG
Drª Silvana Maria Bellé Zasso
Drª Gabriela Medeiros Nogueira
Drª Carmen Regina Ferreira Gonçalves
3 - DESAFIOS DA ATUALIDADE NO CAMPO DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO REMOTO
Proponente: Gabriela Medeiros Nogueira
Projeto de pesquisa guarda-chuva que investiga a Política Nacional de Alfabetização e o ensino remoto tanto na Educação Infantil, como nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Visa identificar o impacto na alfabetização das crianças a partir do acompanhamento das práticas pedagógicas realizadas pelas professoras, ações da equipe gestora, da participação das crianças e suas famílias. O projeto integra a Rede de Alfabetização Nacional que envolve pesquisadores de 28 instituições de ensino superior.
4 - ALFABETIZAÇÃO EM REDE
Proponente: Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (GEALI é um dos colaboradores)
Este projeto investiga a política nacional de alfabetização (PNA) e, ao mesmo tempo, o ensino remoto da alfabetização durante a Pandemia Covid-19. Tem por objetivo investigar discursos e práticas de alfabetização que são produzidas neste momento da pandemia e, a longo prazo, analisar os desdobramentos da atual política nacional de alfabetização, contribuindo, deste modo, para a redefinição das políticas de alfabetização.
5 - OS DESAFIOS DO PLANEJAMENTO DAS AULAS DE ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Proponente: Silvana Maria Bellé Zasso
Este projeto é um desdobramento da pesquisa permanente - O Planejamento na Alfabetização: implicações na prática pedagógica dos professores (Pesq.1225), foi realizado com um grupo de alfabetizadoras da rede pública do município do Rio Grande, que atuavam do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e participaram da formação continuada em 2019. Faz parte de uma Rede Nacional de Alfabetização em Tempos de Pandemia que mapeia a situação atual da alfabetização. Aqui visamos compreender a situação da alfabetização em nosso município e os desafios e as dificuldades das alfabetizadoras no planejamento das aulas em tempos de pandemia.
Pesquisadoras:
Silvana Maria Bellé Zasso
Paula Pires da Silva
Alessandra Amaral Silveira
Colaboradoras
Milena Estima
Juliane Alves
Projetos de Extensão:
1 - Ações de incentivo à leitura na infância em espaços escolares e não escolares
É um desdobramento do projeto de pesquisa Ações de incentivo à leitura na infância em espaços não escolares: uma investigação sobre práticas desenvolvidas no Brasil, no Uruguai, na Argentina, nos Estados Unidos e na Nova Zelândia, registado na PROPESP desde início de 2017. Tem por objetivo oromover ações e estratégias de incentivo à leitura na infância realizadas em espaços escolares e não escolares, como bibliotecas, centros culturais, feiras, hospitais, espaços virtuais, etc. Além das crianças, também busca promover ações de incentivo a leitura a adultos que estão de algum modo voltados à educação.
2 - PAPO RÁPIDO EM ALFABETIZAÇÃO: UMA AÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Este projeto de extensão tem origem nas demandas deste período de afastamento social em função do COVID-19. O grupo do LAPIL (Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo a Leitura) da FURG se propõe a criar um canal no youtube denominado: PAPO RÁPIDO EM ALFABETIZAÇÃO, como uma estratégia de formação continuada aos alfabetizadores. O propósito é produzir vídeos curtos sobre temáticas específicas do campo da alfabetização, com linguagem simples, direta e exemplos que podem ser realizados em sala de aula pelas professoras alfabetizadoras. Acreditamos que tais documentos audiovisuais irão contribuir para a formação permanente das professoras, pois neste momento que estão impossibilitadas de desenvolver as ações presenciais que vínhamos desenvolvendo na parceria com a SMED – Rio Grande em 2019. Os vídeos disponibilizados no canal do LAPIL no youtube, poderão ser acessados não só pelas profissionais do referido município, mas a todos os interessados em alfabetização, ampliando e redimensionando a ação para âmbito nacional. Os vídeos são produzidos pelos integrantes do LAPIL e do GEALI (Grupo de estudos em Alfabetização e Letramento) e disponibilizados quinzenalmente.
Responsáveis:
Silvana Maria Bellé Zasso
Gabriela Medeiros Nogueira
Janaina Lapuente
Caroline Braga Michel
Carmen Ferreira
Paula Pires da Silva
Alessandra Amaral Silveira
Colaboradoras
Carolina Espíndola
Eneusa Xavier