05 de novembro de 2021

 

 

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Letramento – GEALI esteve presente no 40ª Reunião Nacional da ANPED. O evento aconteceu entre os meses de setembro e outubro de 2021, em formato remoto.

Confira os trabalhos que foram apresentados pelas pesquisadoras do GEALI:

TEMPO DE APRENDER: O REDUCIONISMO DA ALFABETIZAÇÃO
Gabriela Nogueira e Janaína Soares Martins Lapuente

LOUVOR COMO PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM UM GRUPO DE O ESTUDOS BÍBLICOS PENTECOSTAL
Eneusa Mariza Pinto Xavier e Gabriela Nogueira

A LEITURA E A ESCRITA NO COTIDIANO DE UMA TURMA DE NÍVEL II DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO REALIZADO EM UMA ESCOLA DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL
Carolina dos Santos Espíndola

Clique nos títulos para acessar cada trabalho.

  

20 de agosto de 2021

 

  

 

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Letramento – GEALI esteve presente no V CONBALF. O evento aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de agosto de 2021, em formato remoto, pelo Canal da ABALF no Youtube, com atividades ao vivo.

Confira os trabalhos que foram apresentados pelas pesquisadoras do GEALI:
 
A ESCRITA TIPO SCRIPT EM CADERNOS DE ALUNOS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO (1949 a 1977)
Alessandra Amaral da Silveira

A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO MEC: as duas faces da mesma moeda
Janaína Soares Martins Lapuente e Gabriela Medeiros Nogueira

A PRÁTICA DE PLANEJAMENTO DAS AULAS NO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: os desafios em tempos de pandemia
Silvana Maria Bellé Zasso, Alessandra Amaral Silveira, Juliane Alves Silveira, Paula Pires da Silva, Milena Severo Estima e Milene Gonzalez Lopez Bandeira

CARTAS PARA COMPARTILHAR: sentimentos, práticas e experiências de professoras alfabetizadoras em tempos de pandemia
Caroline Braga Michel, Patrícia Ignácio e Marília Zuchoski Neves

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS DE UMA PROFESSORA INICIANTE EM TEMPOS DE PANDEMIA
Taís Barbosa Rodrigues, Caroline Braga Michel e Patrícia Ignácio

Ensino Remoto Emergencial: com a voz o gestor municipal
Gabriela Medeiros Nogueira, Alessandra Amaral da Silveira, Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, Silvana Maria Bellé Zasso, Barbara Cordeiro Borges e Michele Alaise Flores Borges

HISTÓRIAS QUE NAVEGAM NO YOUTUBE: uma ação de incentivo à leitura em tempos de pandemia
Barbara Cordeiro Borges, Gabriela Medeiros Nogueira, Carolina dos Santos Espíndola, Carmen Regina Gonçalves Ferreira e Janaína Soares Martins Lapuente

MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA COMUNIDADE POMERANA
Myrna Gowert Madia Berwaldt

O ENSINO REMOTO NA ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA DO CAMPO
Carmen Regina Gonçalves Ferreira

OS DESAFIOS DA PRÁTICA DO PLANEJAMENTO DAS AULAS NO COTIDIANO DA ALFABETIZAÇÃO
Silvana Maria Bellé Zasso e Paula Pires da Silva

OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DO ENSINO DE ORTOGRAFIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Verônica Amorim Saraiva e Caroline Braga Michel

PEQUENOS GRANDES CONTADORES DE HISTÓRIAS: a leitura e a escrita como práticas de uma escola de Educação Infantil do Município de Rio Grande/RS
Carolina dos Santos Espíndola

Clique nos títulos para acessar cada trabalho.