GEALI NO VII CONBALF

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Letramento – GEALI esteve presente no VII CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO- CONBALF. O evento aconteceu entre os dias 21 e 23 de julho de 2025 em São Paulo, na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Confira os trabalhos que foram apresentados pelas pesquisadoras do GEALI:
“ALFABETIZA TCHÊ”: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS PRODUZIDOS
Luíse Penning Pereira, Barbara Cordeiro Borges e Gabriela Medeiros Nogueira
TECNOLOGIAS E ALFABETIZAÇÃO: O IMPACTO DO USO DE CELULARES PELAS CRIANÇAS DURANTE A PANDEMIA
Cecília Gazaniga da Fontoura
ASSESSORIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA: REFORÇO DAS APRENDIZAGENS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA ESCOLA MUNICIPAL CIDADE DO RIO GRANDE - CAIC
Silvana Maria Bellé Zasso, Carmen Regina Gonçalves Ferreira e Juliane de Oliveira Alves Silveira
FORMAÇÃO DOCENTE E PERSPECTIVAS DE LEITURA E ESCRITA: UM ESTUDO DAS LIVES DO LEEI-MS
Juliana Diniz Gutierres Borges
OS IMPACTOS DA CRISE CLIMÁTICA NO RIO GRANDE DO SUL NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS SOB A PERSPECTIVA DE DOCENTES
Carmen Regina Gonçalves Ferreira, Marta Nörnberg e Janaína Soares Martins Lapuente
AS MUDANÇAS NAS ROTINAS DAS FAMÍLIAS A PARTIR DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O RETORNO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS NO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE/RS
Juliana Silva Cabrera
MATERIAIS INSTRUMENTAIS DE APOIO AO PROFESSOR: UMA CONTRIBUIÇÃO AOS ESTUDOS EM HISTÓRIA DO LIVRO DIDÁTICO
Eduardo Arriada, Gabriela Medeiros Nogueira, Caroline Braga Michel e Lucas Costa Grimaldi
PROJETO LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERFIL DE UMA TURMA DE FORMADORAS MUNICIPAIS DO RIO GRANDE DO SUL
Flávia Burdzinski de Souza
A RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS NO PÓS-ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: O ESTADO DO CONHECIMENTOS DAS PRODUÇÕES DE 2021 A 2025
Cecília Gazaniga da Fontoura e Janaína Soares Martins Lapuente
ALFABETIZAÇÃO EM UMA ESCOLA DO CAMPO: DESAFIOS EM UMA TURMA MULTISSERIADA
Juliane de Oliveira Alves Silveira, Carmen Regina Gonçalves Ferreira e Gabriela Medeiros Nogueira
LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES DO COLETIVO ALFAREDE : PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA
Franciny Bom Reis de Souza, Christiane Soares Rodrigues, Silvana Maria Bellé Zasso e Jorhane Pierre
PRÁTICAS DE LETRAMENTO VIVENCIADAS POR UMA ESTUDANTE HAITIANA NO BRASIL
Jorhane Pierre
A BELEZA DA DIVERSIDADE: APRENDENDO A LER O MUNDO NO ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
Michele Silva Bastos e Raquel Schenque de Freitas
Clique nos títulos para acessar cada trabalho.
REUNIÃO REGIONAGEALI NA XV DA ANPED SUL

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Letramento – GEALI esteve presente na XV Reunião Regional da ANPEd Sul, na Unisinos em São Leopoldo. O evento aconteceu entre os dias 1 a 5 de dezembro de 2024.
Confira os trabalhos que foram apresentados pelas pesquisadoras do GEALI:
Os desafios do pós pandemia na perspectiva de uma professora alfabetizadora
Carmen Regina Gonçalves Silveira, Juliane de Oliveira Alves Siqueira e Janaína Soares Martins Lapuente
Estratégias de uma alfabetizadora em uma turma multisseriada de 1º e 3º ano em uma escola do campo
Juliane de Oliveira Alves Siqueira e Gabriela Medeiros Nogueira
O programa “tempo de aprender” formação continuada ou instrução programada?
Janaína Soares Martins Lapuente, Carmen Regina Gonçalves Ferreira e Barbara Cordeiro Borges
A leitura e a escrita na formação de professores da educação infantil (2014-2024): o estado do conhecimento
Barbara Cordeiro Borges e Carolina dos Santos Espíndola
Cantinhos da leitura: a materialização do compromisso com a alfabetização e letramento
Deise Cristina Viana Pereira Padilha
Clique nos títulos para acessar cada trabalho.
GEALI NA 41ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Letramento – GEALI esteve presente na 41ª Reunião Nacional da ANPEd. O evento aconteceu em Manaus, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), entre os dias de 22 a 27 de outubro de 2023.
Confira o trabalho que foi apresentado pelas pesquisadoras do GEALI:
Alfabetização de jovens e adultos: a experiência de uma professora durante o ensino remoto
Gabriela Medeiros Nogueira, Janaina Soares Martins Lapuente e Caroline Braga Michel
Clique no título para acessar o trabalho.
GEALI NO II SEMINÁRIO ALFAREDE

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Letramento – GEALI esteve presente no II Seminário AlfaRede, que ocorreu de 24 a 26 de abril de 2024 na PUC-Campinas, em Campinas/SP.
Confira os trabalhos que foram apresentados pelas pesquisadoras do GEALI:
A avaliação da alfabetização de crianças no contexto do ensino remoto
Verônica Amorim Saraiva
Avaliação da alfabetização: o que evidenciam as publicações?
Leticia Rodrigues Benites
Centro de memória da educação: salvaguardando artefatos, preservando memórias
Alessandra Amaral da Silveira, Juliana Cabrera e Caroline Braga Michel
Como uma alfabetizadora do município de Rio Grande apresenta atividades de consciência fonológica em seus planejamentos
Izabel Perdoni Soares
Laboratório de Alfabetização e práticas de incentivo à leitura - LAPIL/FURG
Luise Penning Pereira, Silvana Maria Bellé Zasso e Katrine Corvello Neitzke
Os desafios do processo de alfabetização e letramento de crianças institucionalizadas
Mariana Ribeiro da Silva e Janaína Soares Martins Lapuente
Potencialidades do uso de jogos no processo de alfabetização
Katrine Corvello Neitzke, Silvana Maria Bellé Zasso, Luise Penning Pereira e Victória Kath Macarthy
A formação de professoras do estado do Rio Grande do Sul no projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil- LEEI
Barbara Cordeiro Borges, Myrna Gowert Madia Berwald e Elizabeth da Silva Padilha
A leitura e a escrita na alfabetização infantil
Elizabeth da Silva Padilha e Luíse Penning Pereira
Aspectos neoliberais e neoconservadores da política nacional de alfabetização (PNA/2019) para a educação infantil
Flávia Burdzinski de Souza, Rosemar Serena Esquinsani, Gabriela Medeiros Nogueira e Janaína Lapuente
Entre lembranças: memórias de uma professora de Rio Grande/RS (1976-2024)
Lucas Costa Grimaldi e Laura Musa Conceição
Formação continuada em rede: lives do ciclo de seminários sobre a alfabetização na pandemia da Covid-19
Taís Barbosa Rodrigues, Juliane de Oliveira Alves Silveira e Caroline Braga Michel
Grupo de estudos e pesquisa em alfabetização e letramento: dissertações produzidas
Gabriela Medeiros Nogueira
Identidades docentes de professoras alfabetizadoras aposentadas: Narrativas autobiográficas
Taís Barbosa Rodrigues e Patrícia de Cássia da Silva
Leitura e escrita no cotidiano da educação infantil: Uma pesquisa bibliográfica
Laura Musa Conceição e Rodrigo Gomes de Deus
Olavo de Carvalho e Carlos Nadalim: Um projeto internacional de ataque à PNA
Alessandra Amaral da Silveira, Gabriela Medeiros Nogueira e Eduardo Arriada
As estratégias utilizadas em turmas de alfabetização no retorno presencial
Aline Leal Bueno Fernandes, Vitória Caroline Cordeira e Janaína Lapuente
Assessoria pedagógica na escola pública: o contexto pós ensino remoto na alfabetização
Silvana Maria Bellé Zasso, Carmen Regina Gonçalves Ferreira e Alessandra da Silveira
Assessoria pedagógica pós ensino remoto: importância da ludicidade na alfabetização
Samantha Neves Soares, Silvana Maria Bellé Zasso e Carmen Regina Gonçalves Ferreira
Desafios da docência no cenário pós-pandemia: o caso do Rio Grande do Sul
Juliana Heidemann, Barbara Cordeiro Borges, Victória Kath Macarthy e Juliana Diniz Guttierres Borges
Desafios da alfabetização no retorno às aulas presenciais: uma análise das fragilidades
Juliana Heidemann, Marcia Calsside Reis Domingues, Silvana Maria Bellé Zasso e Juliana Diniz Guttierres Borges
Dinâmicas familiares frente aos processos de aprendizagem no retorno ao ensino presencial
Juliana Silva Cabrera
Os desafios do “novo normal” nas escolas na perspectiva de professoras alfabetizadoras
Carmen Regina Gonçalves Ferreira
Clique nos títulos para acessar cada trabalho.
GEALI NO VI CONBALF

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Letramento – GEALI esteve presente no VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO- CONBALF. O evento aconteceu de forma presencial entre os dias de 16 a 18 de agosto de 2023, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, e de forma online pelo Canal da ABALF no Youtube, com atividades ao vivo nos dias de 21 a 23 de agosto de 2023.
Confira os trabalhos que foram apresentados pelas pesquisadoras do GEALI:
A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNE/2019): dissonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN/1996
Estela Souza de Castro, Alessandra Amaral da Silveira, Flávia Burdzinski de Souza e Lívia Lempek Trindade Monteiro
INTENÇÕES E PROPÓSITOS DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA/2019): que Educação Infantil (não) desejamos?
Flávia Burdzinski de Souza e Gabriela Medeiros Nogueira
VIDEOAULAS DO CURSO DO PROGRAMA TEMPO DE APRENDER: análise da organização do espaço da sala de aula na Educação Infantil
Lívia Lempek Trindade Monteiro e Carolina dos Santos Espíndola
QUANDO UMA POLÍTICA DE ALFABETIZAÇÃO ENTRA EM JOGO E ROMPE COM UMA TRADIÇÃO PEDAGÓGICA: CONSTRUÍDA AO LONGO DE 40 DÉCADAS
Alessandra Amaral da Silveira
PRODUÇÃO EDITORIAL DE CARTILHAS E PRIMEIROS LIVROS DE LEITURA NO RS (1832-1976)
Eduardo Arriada, Gabriela Medeiros Nogueira e Carolina dos Santos Espíndola
LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: reflexões a partir dos documentos que orientam o currículo
Luíse Penning Pereira e Larissa dos Santos Urquia
ASSESSORIA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS: o contexto pós ensino remoto em turmas de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental
Silvana Maria Bellé Zasso, Alessandra da Silveira, Juliane de Oliveira Alves E Carmen Regina Gonçalves Ferreira
AS LIVES DO CICLO DE SEMINÁRIOS SOBRE A ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
Taís Barbosa Rodrigues e Caroline Braga Michel
Retorno das atividades presenciais em dois municípios do Rio Grande do Sul: orientações e particularidades dos planejamentos docentes
Caroline Braga Michel, Juliana Silva Cabrera e Taís Barbosa Rodrigues
REFLEXÕES SOBRE A ROTINA ESCOLAR NO RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL SOB O OLHAR DE QUATRO PROFESSORAS ALFABETIZADORAS
Juliane de oliveira Alves Silveira e Gabriela Medeiros Nogueira
PRÁTICA DE UMA ALFABETIZADORA NA EJA DURANTE O ENSINO REMOTO: “crer que eles são capazes”
Gabriela Medeiros Nogueira, Janaína Soares Martins Lapuente, Silvana Maria Bellé Zasso e Luíse Penning Pereira
OS SENTIMENTOS VIVENCIADOS POR FAMÍLIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Juliana Silva Cabrera e Caroline Braga Michel
OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO COM A COEXISTÊNCIA DO ENSINO REMOTO E PRESENCIAL
Carmen Regina Gonçalves
O TRABALHO COM A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO
Izabel Perdoni Soares e Carmen Regina Gonçalves Ferreira
ALFABETIZAR EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: os desafios enfrentados pelas professoras de uma escola campo do RS
Verônica Amorim Saraiva
ENSINO REMOTO: Desafio docente em uma escola do campo
Myrna Gowert Madua Berwaldt e Patrícia Weiduschadt
Clique nos títulos para acessar cada trabalho.
Página 1 de 2












