Juliana Cabrera. Os impactos nas rotinas das famílias de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o ensino remoto emergencial e a retomada das atividades presenciais no município de Rio Grande/RS. Dissertação de Mestrado. Orientadora: Caroline Braga Michel.
Ano: 2024.
Programa de Pós-graduação em Educação - PPGedu - FURG.
Link:https://argo.furg.br/?BDTD14394
Lívia Lempek Trindade Monteiro. Tempo de aprender e a formação de professoras da educação infantil: uma análise das videoaulas. Dissertação de Mestrado. Coorientador: Janaína Soares Martins Lapuente.
Ano: 2023.
Programa de Pós-graduação em Educação - PPGedu - FURG.
Link:https://argo.furg.br/?BDTD14001
KELLY DA SILVA BRUM. CAMINHOS ENTRE A VIDA E A FORMAÇÃO: pesquisa biográfica com uma professora contadora de história. Dissertação de Mestrado.
Orientador: Gabriela Medeiros Nogueira.
Ano: 2022.
Programa de Pós-graduação em Educação - PPGedu - FURG.
Link:https://argo.furg.br/?BDTD14404
Letícia Rodrigues Benites. O IMPACTO NA AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO APÓS O RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL: uma análise a partir de cinco alfabetizadoras da rede municipal do Rio Grande/RS. Dissertação de Mestrado. Orientador: Gabriela Medeiros Nogueira.
Ano: 2022.
Programa de Pós-graduação em Educação - PPGedu - FURG.
Link:https://argo.furg.br/?BDTD14373
Orientador: Gabriela Medeiros Nogueira.
Ano:2022.
Programa de Pós-graduação em Educação - PPGedu - FURG.
Link:https://argo.furg.br/?BDTD14545
Ano: 2022.
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGedu - FURG
Link:https://argo.furg.br/?BDTD13399
Orientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
Coorientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Ano: 2016
Programa de Pós Graduação em Educação – PPGedu- FURG
Link: http://argo.furg.br/?RG001350286
Orientador: Gabriela Medeiros Nogueira.
Ano: 2018
Programa de Pós Graduação em Educação – PPGedu- FURG
Link: https://argo.furg.br/?RG001411974
BUENO, Letícia de Aguiar. Práticas de letramento de uma turma de pré-escola em uma escola do campo no município do Rio Grande – RS. Dissertação de mestrado.
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Ano: 2015
Programa de Pós Graduação em Educação – PPGedu- FURG
Link: https://argo.furg.br/?BDTD10585
FERREIRA, Carmen Regina Gonçalves. Uma palavra é o nome de cada coisa: um estudo sobre as percepções de crianças do ciclo de alfabetização acerca da palavra oral e gráfica. Tese de doutorado.
Orientador: Ana Ruth Miranda
Ano: 2016
Link: https://wp.ufpel.edu.br/geale/files/2016/07/Carmen-Ferreira.pdf
LOUGUERCIO, Taiana Duarte. A avaliação da aprendizagem no ciclo de alfabetização: as perspectivas das professoras alfabetizadoras de uma Escola da Rede Municipal de Ensino do Rio Grande/RS. Dissertação de mestrado
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Ano: 2015
Link: https://argo.furg.br/?RG001340013
MERTZANI, Maria. Video-based computer mediated communication for sign language learning. Tese de doutorado.
Orientador (a): Professor Jim Kyle
Ano: 2008
Instituição: University of Bristol
Link: https://bris.on.worldcat.org/oclc/931581439
Orientador (a): Professor Jim Kyle.
Ano: 2003
Instituição: University of Bristol
Link: https://bris.on.worldcat.org/oclc/931576687
MICHEL, Carolina Braga. Missão de Estudos ao Uruguai: Mudanças no sistema de Ensino do Rio Grande do Sul (1913-1927). Tese de doutorado.
Orientador: Eduardo Arriada
Ano: 2017.
Instituição: Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Link: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5760974
Ano: 2011. Dissertação de mestrado
Orientadora: Méri Rosane da Silva
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
LINK: http://repositorio.furg.br/handle/1/3631
MONTEIRO, Adriana Bastos Barbosa. As concepções de lúdico a partir da unidade quatro dos cadernos de formação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa - PNAIC – 2013. Dissertação de mestrado.
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Ano: 2015
Programa de Pós Graduação em Educação – PPGedu- FURG
Link: http://argo.furg.br/?RG001338365
NOBREGA, Thaís Fernandes Ribeiro. As abordagens sobre vocabulário durante leitura de livros infantis : um estudo com professores do 1º ano do ensino fundamental em escolas do município de Rio Grande/RS. Dissertação de mestrado
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Ano: 2017
Programa de Pós Graduação em Educação – PPGedu- FURG
Link de acesso: https://argo.furg.br/?BDTD11459
NOGUEIRA, Gabriela Medeiros. A passagem da educação infantil para o 1º Ano no contexto do Ensino Fundamental de nove anos: um estudo sobre alfabetização, letramento e cultura lúdica. Tese de doutorado.
Orientador (a): Eliane Peres
Ano: 2011
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação- UFPEL
Link: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/123456789/1614
Orientador: Margareth Shaffer
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS.
PERES, Eliane. Aprendendo formas de ensinar, de pensar e de agir – A escola como oficina da vida. Tese de doutorado.
Orientador (a): Maria Alice Nogueira
Ano: 2000
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, Belo Horizonte, 2000.
Link: https://wp.ufpel.edu.br/hisales/files/2015/02/Tese-Eliane-Peres.pdf
Orientador: Gabriela Medeiros Nogueira
Ano: 2015
Programa de Pós Graduação em Educação – PPGedu- FURG
Link: https://argo.furg.br/?RG001340013
QUADROS, Lígia Maria Oliveira de. Criança e arte: expressão da cultura regional em um ambiente de aprendizagem em arte de uma escola municipal de educação infantil de Rio Grande/RS. Dissertação de mestrado.
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Ano: 2016
Link: https://argo.furg.br/?BDTD10798
Orientador (a): Eliane Peres
Ano: 2014
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação- UFPEL
Link: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/2901
Orientador (a): Peter Robers e Trish McMenamin
Ano: 2018
Instituição: University of Canterbury
Link: https://ir.canterbury.ac.nz/handle/10092/16344












