BERWALDT, Myrna Susan Gowert. Práticas de letramento durante o ensino remoto em uma comunidade pomerana do campo (2020/2021). Dissertação de Mestrado.
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira.
Ano: 2022.
ESPÍNDOLA, Carolina dos Santos. Práticas de leitura e escrita na pré-escola: um estudo realizado em uma escola de Educação Infantil do município de Rio Grande/RS. Dissertação de Mestrado.
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira. Dissertação de Mestrado.
Ano: 2021
MESSIAS, Jonas dos Santos. Leitura do livro de narrativas por imagem por duas professoras e crianças da Educação Infantil. Dissertação de Mestrado.
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira.
Ano: 2021
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGedu - FURG
ANJOS, Dayana Pereira dos. Professores em início de carreira na Educação Inafntil na cidade de Rio Grande - RS. Dissertação de Mestrado.
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Ano: 2020
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGedu - FURG
PINTO, Karine Dias. Pedagogia logosófica: aspectos didáticos e suas implicações para o desenvolvimento integral do educando. Dissertação de Mestrado.
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Ano: 2019
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGedu - FURG

BRIÃO, Eliane Costa. Leitura e escrita na educação infantil a partir do contexto das políticas nacionais (1996-2017). Dissertação de Mestrado.
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Ano: 2019
Programa de Pós Graduação em Educação – PPGedu- FURG

OJEDA, Mariana Herrera. Chapeuzinho amarelo: entrecruzamientos entre la vida y la obra de chico buarque y las contribuciones del circuito de comunicación para el campo de la educación. Dissertação de Mestrado.
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Coorientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves.
Ano: 2019
Programa de Pós Graduação em Educação – PPGedu- FURG

XAVIER, Eneusa Mariza Pinto Xavier. Práticas de letramentos no contexto rural : vivências das crianças em um grupo de estudos bíblicos pentecostal. Dissertação de Mestrado.
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Ano: 2019
Programa de Pós Graduação em Educação – PPGedu- FURG

ACOSTA, Sidiane Barbosa. Qual o lugar dos coordenadores pedagógicos das escolas estaduais no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no município do Rio Grande/RS. Dissertação de mestrado.
Orientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
Coorientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Ano: 2016
Programa de Pós Graduação em Educação – PPGedu- FURG
Link: http://argo.furg.br/?RG001350286

ARRUDA, Kelly de Aguiar.Textos em cadernos escolares de crianças em processo de alfabetização: um estudo comparativo entre Brasil e Cabo verde. 2017. Dissertação
Orientador: Gabriela Medeiros Nogueira.
Ano: 2018
Programa de Pós Graduação em Educação – PPGedu- FURG
Link: https://argo.furg.br/?RG001411974

BUENO, Letícia de Aguiar. Práticas de letramento de uma turma de pré-escola em uma escola do campo no município do Rio Grande – RS. Dissertação de mestrado.
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Ano: 2015
Programa de Pós Graduação em Educação – PPGedu- FURG
Link: https://argo.furg.br/?BDTD10585

FERREIRA, Carmen Regina Gonçalves. Uma palavra é o nome de cada coisa: um estudo sobre as percepções de crianças do ciclo de alfabetização acerca da palavra oral e gráfica. Tese de doutorado.
Orientador: Ana Ruth Miranda
Ano: 2016
Link: https://wp.ufpel.edu.br/geale/files/2016/07/Carmen-Ferreira.pdf

LOUGUERCIO, Taiana Duarte. A avaliação da aprendizagem no ciclo de alfabetização: as perspectivas das professoras alfabetizadoras de uma Escola da Rede Municipal de Ensino do Rio Grande/RS. Dissertação de mestrado
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Ano: 2015
Link: https://argo.furg.br/?RG001340013

MERTZANI, Maria. Video-based computer mediated communication for sign language learning. Tese de doutorado.
Orientador (a): Professor Jim Kyle
Ano: 2008
Instituição: University of Bristol
Link: https://bris.on.worldcat.org/oclc/931581439
MERTZANI, Maria. The teaching of Greek sign language : hearing learners' perceptions of their deaf tutors' teaching methods and their beliefs and expectations. Dissertação de mestrado
Orientador (a): Professor Jim Kyle.
Ano: 2003
Instituição: University of Bristol
Link: https://bris.on.worldcat.org/oclc/931576687

MICHEL, Carolina Braga. Missão de Estudos ao Uruguai: Mudanças no sistema de Ensino do Rio Grande do Sul (1913-1927). Tese de doutorado.
Orientador: Eduardo Arriada
Ano: 2017.
Instituição: Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Link: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5760974
MICHEL, Carolina Braga. Interações Infantis e Relações de Poder: fios que tecem uma trama
Ano: 2011. Dissertação de mestrado
Orientadora: Méri Rosane da Silva
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
LINK: http://repositorio.furg.br/handle/1/3631
MONTEIRO, Adriana Bastos Barbosa. As concepções de lúdico a partir da unidade quatro dos cadernos de formação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa - PNAIC – 2013. Dissertação de mestrado.
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Ano: 2015  
Programa de Pós Graduação em Educação – PPGedu- FURG
Link: http://argo.furg.br/?RG001338365
NOBREGA, Thaís Fernandes Ribeiro. As abordagens sobre vocabulário durante leitura de livros infantis : um estudo com professores do 1º ano do ensino fundamental em escolas do município de Rio Grande/RS. Dissertação de mestrado
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Ano: 2017
Programa de Pós Graduação em Educação – PPGedu- FURG
Link de acesso: https://argo.furg.br/?BDTD11459

NOGUEIRA, Gabriela Medeiros. A passagem da educação infantil para o 1º Ano no contexto do Ensino Fundamental de nove anos: um estudo sobre alfabetização, letramento e cultura lúdica. Tese de doutorado.
Orientador (a): Eliane Peres
Ano: 2011
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação- UFPEL
Link: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/123456789/1614

NOGUEIRA, Gabriela Medeiros. Alfabetização e Conhecimento Lógico- Matemático. Dissertação de mestrado.
Orientador: Margareth Shaffer
Ano: 2001
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS.

PERES, Eliane. Aprendendo formas de ensinar, de pensar e de agir – A escola como oficina da vida. Tese de doutorado.
Orientador (a): Maria Alice Nogueira
Ano: 2000
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, Belo Horizonte, 2000.
Link: https://wp.ufpel.edu.br/hisales/files/2015/02/Tese-Eliane-Peres.pdf
PRADO, Gabriela Ortiz. A avaliação na educação infantil : reflexões sobre a perspectiva de uma professora do município do Rio Grande/RS a partir dos relatórios de avaliação. Dissertação de mestrado. 
Orientador: Gabriela Medeiros Nogueira
Ano: 2015
Programa de Pós Graduação em Educação – PPGedu- FURG
Link: https://argo.furg.br/?RG001340013

QUADROS, Lígia Maria Oliveira de. Criança e arte: expressão da cultura regional em um ambiente de aprendizagem em arte de uma escola municipal de educação infantil de Rio Grande/RS. Dissertação de mestrado.
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Ano: 2016
Link: https://argo.furg.br/?BDTD10798
VAHL, Mônica Maciel. O Programa do Livro Didático para o Ensino Fundamental do Instituto Nacional do Livro – PLIDEF/INL (1971-1976): um estudo sobre as condições históricas e sociais e as paradas em jogo no campo. Dissertação de mestrado
Orientador (a): Eliane Peres
Ano: 2014
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação- UFPEL
Link: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/2901
VAHL, Mônica Maciel. A pedagogy of oppression: the politics of literacy in Brazil, 1971–1989. Tese de doutorado.
Orientador (a): Peter Robers e Trish McMenamin
Ano: 2018
Instituição: University of Canterbury
Link: https://ir.canterbury.ac.nz/handle/10092/16344