Origem
O Grupo de estudo e pesquisa em alfabetização e letramento – GEALI, foi criado em 2012, com registro no diretório da CAPES em 2018. O grupo está vinculado ao Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande-FURG.
 
Perfil e objetivos
Este grupo tem o propósito de promover ações de estudo, pesquisa e extensão sobre diferentes aspectos que envolvem a alfabetização e o letramento em espaços escolares e não escolares, bem como práticas de incentivo à leitura.. Acolhe acadêmicos dos cursos de pedagogia e demais licenciaturas da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e de outras instituições de ensino superior, brasileiras e estrangeiras. Congrega estudantes da pós-graduação bem como professores da educação básica e demais profissionais interessados pela temática.
Promove as discussões dessas temáticas no âmbito da formação de professores e das políticas educativas que envolvem os processos de alfabetização e de letramento. Tem parcerias de trabalho com pesquisadores da University of Illinois - Urbana Champaign, University of Canterbury, Universidade de Buenos Aires
 
Diretório acadêmico
Link para acesso: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8487635620964312
 
Eixos de estudo e pesquisa:
 
  • Alfabetização e letramento
Investiga práticas de alfabetização e letramento em instituições escolares e em espaços não formais. Discute os conceitos de alfabetização e letramento a partir de referenciais teóricos nacionais e internacionais. Pesquisa sobre o processo de aquisição da língua materna em crianças na educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Contempla pesquisa sobre história e métodos de alfabetização.
 
  • Práticas de leitura em diferentes contextos

Estuda a leitura entendida como prática social por deleite, prazer, fruição ou instrução realizada em diferentes espaços, tais como: bibliotecas, livrarias, cafés, ônibus, hospitais, espaço domiciliar, instituições religiosas, entre outros. Busca compreender como se dá o processo de formação do leitor. Investiga políticas de incentivo à leitura realizadas no Brasil e outros países.
 
  • Formação de professores alfabetizadores

Pesquisa sobre formação inicial e continuada de professores e/ou gestores em educação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Problematiza as relações entre teoria e prática no cotidiano de sala de aula. Discute as políticas de formação docente em âmbito nacional, regional e municipal.
 
  • Políticas públicas de alfabetização
Analisa o contexto histórico e político voltado para a alfabetização no Brasil. Estuda e analisa legislação, tais como leis, pareceres, resoluções e materiais que orientam as práticas de alfabetização tanto na Educação Infantil como nos anos iniciais do Ensino Fundamental.