O Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Letramento – GEALI esteve presente no VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO- CONBALF. O evento aconteceu de forma presencial entre os dias de 16 a 18 de agosto de 2023, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, e de forma online pelo Canal da ABALF no Youtube, com atividades ao vivo nos dias de 21 a 23 de agosto de 2023.

 

Confira os trabalhos que foram apresentados pelas pesquisadoras do GEALI:

 

A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNE/2019): dissonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN/1996
Estela Souza de Castro, Alessandra Amaral da Silveira, Flávia Burdzinski de Souza e Lívia Lempek Trindade Monteiro

INTENÇÕES E PROPÓSITOS DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA/2019): que Educação Infantil (não) desejamos?
Flávia Burdzinski de Souza e Gabriela Medeiros Nogueira

VIDEOAULAS DO CURSO DO PROGRAMA TEMPO DE APRENDER: análise da organização do espaço da sala de aula na Educação Infantil 
Lívia Lempek Trindade Monteiro e Carolina dos Santos Espíndola

QUANDO UMA POLÍTICA DE ALFABETIZAÇÃO ENTRA EM JOGO E ROMPE COM UMA TRADIÇÃO PEDAGÓGICA: CONSTRUÍDA AO LONGO DE 40 DÉCADAS
Alessandra Amaral da Silveira

PRODUÇÃO EDITORIAL DE CARTILHAS E PRIMEIROS LIVROS DE LEITURA NO RS (1832-1976)
Eduardo Arriada, Gabriela Medeiros Nogueira e Carolina dos Santos Espíndola 

LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: reflexões a partir dos documentos que orientam o currículo 
Luíse Penning Pereira e Larissa dos Santos Urquia

ASSESSORIA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS: o contexto pós ensino remoto em turmas de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental
Silvana Maria Bellé Zasso, Alessandra da Silveira, Juliane de Oliveira Alves E Carmen Regina Gonçalves Ferreira

AS LIVES DO CICLO DE SEMINÁRIOS SOBRE A ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
Taís Barbosa Rodrigues e Caroline Braga Michel

Retorno das atividades presenciais em dois municípios do Rio Grande do Sul: orientações e particularidades dos planejamentos docentes
Caroline Braga Michel, Juliana Silva Cabrera e Taís  Barbosa Rodrigues

REFLEXÕES SOBRE A ROTINA ESCOLAR NO RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL SOB O OLHAR DE QUATRO PROFESSORAS ALFABETIZADORAS
Juliane de oliveira Alves Silveira e Gabriela Medeiros Nogueira

PRÁTICA DE UMA ALFABETIZADORA NA EJA DURANTE O ENSINO REMOTO: “crer que eles são capazes
Gabriela Medeiros Nogueira, Janaína Soares Martins Lapuente, Silvana Maria Bellé Zasso e Luíse Penning Pereira

OS SENTIMENTOS VIVENCIADOS POR FAMÍLIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Juliana Silva Cabrera e Caroline Braga Michel

OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO COM A COEXISTÊNCIA DO ENSINO REMOTO E PRESENCIAL
Carmen Regina Gonçalves

O TRABALHO COM A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO
Izabel Perdoni Soares e Carmen Regina Gonçalves Ferreira

ALFABETIZAR EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: os desafios enfrentados pelas professoras de uma escola campo do RS
Verônica Amorim Saraiva

ENSINO REMOTO: Desafio docente em uma escola do campo
Myrna Gowert Madua Berwaldt e Patrícia Weiduschadt

Clique nos títulos para acessar cada trabalho.