
O Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Letramento – GEALI esteve presente no II Seminário AlfaRede, que ocorreu de 24 a 26 de abril de 2024 na PUC-Campinas, em Campinas/SP.
Confira os trabalhos que foram apresentados pelas pesquisadoras do GEALI:
A avaliação da alfabetização de crianças no contexto do ensino remoto
Verônica Amorim Saraiva
Avaliação da alfabetização: o que evidenciam as publicações?
Leticia Rodrigues Benites
Centro de memória da educação: salvaguardando artefatos, preservando memórias
Alessandra Amaral da Silveira, Juliana Cabrera e Caroline Braga Michel
Como uma alfabetizadora do município de Rio Grande apresenta atividades de consciência fonológica em seus planejamentos
Izabel Perdoni Soares
Laboratório de Alfabetização e práticas de incentivo à leitura - LAPIL/FURG
Luise Penning Pereira, Silvana Maria Bellé Zasso e Katrine Corvello Neitzke
Os desafios do processo de alfabetização e letramento de crianças institucionalizadas
Mariana Ribeiro da Silva e Janaína Soares Martins Lapuente
Potencialidades do uso de jogos no processo de alfabetização
Katrine Corvello Neitzke, Silvana Maria Bellé Zasso, Luise Penning Pereira e Victória Kath Macarthy
A formação de professoras do estado do Rio Grande do Sul no projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil- LEEI
Barbara Cordeiro Borges, Myrna Gowert Madia Berwald e Elizabeth da Silva Padilha
A leitura e a escrita na alfabetização infantil
Elizabeth da Silva Padilha e Luíse Penning Pereira
Aspectos neoliberais e neoconservadores da política nacional de alfabetização (PNA/2019) para a educação infantil
Flávia Burdzinski de Souza, Rosemar Serena Esquinsani, Gabriela Medeiros Nogueira e Janaína Lapuente
Entre lembranças: memórias de uma professora de Rio Grande/RS (1976-2024)
Lucas Costa Grimaldi e Laura Musa Conceição
Formação continuada em rede: lives do ciclo de seminários sobre a alfabetização na pandemia da Covid-19
Taís Barbosa Rodrigues, Juliane de Oliveira Alves Silveira e Caroline Braga Michel
Grupo de estudos e pesquisa em alfabetização e letramento: dissertações produzidas
Gabriela Medeiros Nogueira
Identidades docentes de professoras alfabetizadoras aposentadas: Narrativas autobiográficas
Taís Barbosa Rodrigues e Patrícia de Cássia da Silva
Leitura e escrita no cotidiano da educação infantil: Uma pesquisa bibliográfica
Laura Musa Conceição e Rodrigo Gomes de Deus
Olavo de Carvalho e Carlos Nadalim: Um projeto internacional de ataque à PNA
Alessandra Amaral da Silveira, Gabriela Medeiros Nogueira e Eduardo Arriada
As estratégias utilizadas em turmas de alfabetização no retorno presencial
Aline Leal Bueno Fernandes, Vitória Caroline Cordeira e Janaína Lapuente
Assessoria pedagógica na escola pública: o contexto pós ensino remoto na alfabetização
Silvana Maria Bellé Zasso, Carmen Regina Gonçalves Ferreira e Alessandra da Silveira
Assessoria pedagógica pós ensino remoto: importância da ludicidade na alfabetização
Samantha Neves Soares, Silvana Maria Bellé Zasso e Carmen Regina Gonçalves Ferreira
Desafios da docência no cenário pós-pandemia: o caso do Rio Grande do Sul
Juliana Heidemann, Barbara Cordeiro Borges, Victória Kath Macarthy e Juliana Diniz Guttierres Borges
Desafios da alfabetização no retorno às aulas presenciais: uma análise das fragilidades
Juliana Heidemann, Marcia Calsside Reis Domingues, Silvana Maria Bellé Zasso e Juliana Diniz Guttierres Borges
Dinâmicas familiares frente aos processos de aprendizagem no retorno ao ensino presencial
Juliana Silva Cabrera
Os desafios do “novo normal” nas escolas na perspectiva de professoras alfabetizadoras
Carmen Regina Gonçalves Ferreira
Clique nos títulos para acessar cada trabalho.












